Joe Biden faz visita-surpresa à Ucrânia - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Mundo

Joe Biden faz visita-surpresa à Ucrânia

Líder americano se encontrou com Volodmir Zelenski a poucos dias da data que marca o início da guerra entre russos e ucranianos

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez uma visita-surpresa a Kiev, capital da Ucrânia, nesta segunda-feira (20).

Biden se encontrou com o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, poucos dias antes da data de um ano do início da invasão russa na Ucrânia.

“Estou hoje em Kiev para me encontrar com o presidente Zelenski e reafirmar nosso compromisso inabalável com a democracia, a soberania e a integridade territorial da Ucrânia”, disse Biden em nota oficial da Casa Branca.

O líder americano confirmou que vai enviar equipamentos militares a Kiev, como munição de artilharia, sistemas antiblindados e radares de vigilância aérea.

Desde o início da guerra, em 24 de fevereiro de 2022, Zelenski pede a países aliados que enviem blindados, caças e sistemas de defesa antiaérea para resistir aos bombardeios russos.

No ano passado, os Estados Unidos construíram uma coalizão de nações ocidentais para ajudar a defender a Ucrânia com apoio militar, econômico e humanitário.

Biden deve aproveitar a visita a Kiev para anunciar novas sanções contra a Rússia.

Botão Voltar ao topo