LIRA: Levantamento aponta Jardim Alvorada e Vila Nova com maiores índices de Infestação pelo Aedes aegypti no mês de março - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

LIRA: Levantamento aponta Jardim Alvorada e Vila Nova com maiores índices de Infestação pelo Aedes aegypti no mês de março

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe de Endemias e Controle de Vetores, setor da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, publicou na última sexta-feira (11), o Levantamento de Índice Rápido de Infestação pelo Aedes aegypti – LIRA deste mês de março de 2022.

Pelo levantamento divulgado, o Índice de Infestação Predial (IIP) de março é de 1,9%, ou seja, dos 3.190 imóveis visitados pelos Agentes de Endemias foram encontrados 66 depósitos positivos em 62 dos imóveis que possuíam focos do vetor.

Segundo critérios de avaliação, adotados pelo Ministério da Saúde, existem 3 faixas do índice quanto ao extrato do LIRAa. Até 0,9% é considerado satisfatório, ou seja, sem risco de surto e epidemia, com casos esporádicos; de 1 a 3,9% é considerado um alerta e, a partir de 4%, risco iminente de surto e epidemia.

BAIRROS INFESTADOS

Dos 64 bairros avaliados, os maiores índices foram registrados nos bairros: Jardim Alvorada (06 casos positivos), Vila Nova (05 casos), Vila Alegre e Vila Piloto (04 casos cada).

Nesta avaliação o maior índice de infestação continua sendo pequenos depósitos móveis com 50%, seguido de depósitos fixos com 19,7% cada departamento e 9,1% em pneus e outros materiais rodantes.

OS CUIDADO DEVEM CONTINUAR

O coordenador de Endemias, Alcides Ferreira, recomenda atenção redobrada no combate ao mosquito Aedes aegypti durante todo o ano. “Recomendamos a população que não deixe água parada em nenhum local. Precisamos continuar contribuindo com a conscientização coletiva de inspeção de focos de proliferação em casas e quintais, além dos locais públicos e terrenos baldios”, finalizou.

Botão Voltar ao topo