Livro “Fatos, Memórias, Saudades…” será lançado na próxima quinta-feira (22) durante live - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

Livro “Fatos, Memórias, Saudades…” será lançado na próxima quinta-feira (22) durante live

A diretoria de Cultura de Três Lagoas convida a todos o três-lagoenses para o lançamento do livro “Fatos, Memórias, Saudades…” que acontecerá na próxima quinta-feira (22), às 09h (MS) / 10h (Brasília), por meio de live.

O livro, cujo projeto foi organizado por Flávio Zancheta Faccioni e Claudete Cameschi de Souza e precisou de 5 meses para ser finalizado, é resultado do Projeto “Trilhos Culturais de Mato Grosso do Sul ” e é composto por dez textos de pesquisadores, músicos e amantes do trem.

PROJETO

Segundo Flávio, o projeto foi financiado pela Lei Aldir Blanc de Três Lagoas e buscou movimentar, por meio de diferentes artes, a história da Estrada de Ferro Noroeste (NOB) de Três Lagoas e em Mato Grosso do Sul.

“Desenvolvemos durante o primeiro semestre de 2021 um curta-metragem, uma exposição fotográfica e um seminário online, todos visando contar uma parte da história não só da empresa, mas das pessoas que tiveram suas vidas contadas por ela, seja como passageiros ou como telespectadores que viram o descaso ou a conservação dos espaços em que a NOB se fez ou se faz presente”, explicou.

FECHANDO COM CHAVE DE OURO

O livro vem como um fechamento do projeto que reúne artigos e fotografias comentadas sobre a saudosa NOB cujo objetivo principal da publicação é registrar os fatos, as memórias, e as saudades que a NOB deixou por onde passou.

De acordo com Flávio e Claudete, os autores e autoras, além de narrativas históricas sobre a ferrovia, escrevem sobre o sentimento de pertencimento que a Noroeste exerce sobre os passageiros, ferroviários, familiares e amantes do trem – sujeitos conduzidos por uma locomotiva que carrega vivências e muitas histórias.

“Esperamos que as novas gerações conheçam as histórias da Noroeste por meio das exposições feitas em todos os produtos construídos pelo projeto “Trilhos Culturais de Mato Groso do Sul”, finalizaram.

SERVIÇO

O lançamento poderá ser acompanhado ao vivo a partir das 09h pelo Facebook da Prefeitura Municipal de Três Lagoas no endereço: https://www.facebook.com/PrefeituraTL

Botão Voltar ao topo