Logística reversa para embalagens de metal, papel e papelão recebe sugestões por consulta pública - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
BrasilDestaque

Logística reversa para embalagens de metal, papel e papelão recebe sugestões por consulta pública

O governo federal abriu consulta pública para receber contribuições da sociedade sobre decreto que está sendo elaborado para regulamentar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). O decreto visa estabelecer normas para o sistema de logística reversa das embalagens de metal, papel e papelão.

A consulta pública é conduzida pelo Ministério do Meio Ambiente e se encerra em 3 de dezembro. Para participar, basta opinar por meio da plataforma Participa Mais Brasil (https://www.gov.br/participamaisbrasil/). É necessário possuir uma conta Gov.br para enviar contribuições.

A discussão proposta pelo governo é segmentada por tipo de material. Todos os ramos empresariais que trabalham com produtos com essas embalagens e que se destinam ao consumidor final poderão ser impactados pelas novas normas, quando de sua implantação.

Senai Empresa oferece consultoria para empresas implantarem logística reversa

Empresas de diversos segmentos e que trabalham com embalagens precisam contar com um sistema de logística reversa, como prevê a legislação vigente. O Senai Empresa oferece consultoria e apoio técnico e jurídico para que as empresas cumpram as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos e da legislação estadual. Entre 2019 e 2020, o Senai realizou mais de 4,1 mil atendimentos a empresas de diversos Estados, inclusive as sul-mato-grossenses, no âmbito do Programa Senai de Logística Reversa.

Veja abaixo três motivos para se adotar a logística reversa:

1 – Maior visibilidade socioambiental

Enfatizar as práticas adotadas pela empresa quanto à destinação dos resíduos de seus produtos é uma ótima forma estreitar a relação com o cliente e reforçar o posicionamento da marca. A empresa pode criar ações de marketing para informar sobre suas práticas, a fim de conscientizar o consumidor e gerar uma publicidade positiva.

2 – Redução de custos

A logística reversa viabiliza a economia nos processos produtivos das companhias, já que os resíduos retornam à cadeia produtiva, o que diminui o consumo e os custos de matérias-primas. Esse processo de retorno de resíduos às empresas evita que eles possam poluir ou contaminar o ambiente.

3 – Ampliação e desenvolvimento de novos negócios

As empresas passam a adotar tecnologias mais limpas, que simplificam a reutilização e a criação de embalagens e produtos que podem ser reciclados com maior facilidade. Além disso, toda sociedade se beneficia com o aumento na geração de empregos, a ampliação do mercado de gestão e de gerenciamento de resíduos.

Botão Voltar ao topo