Mais de 13 mil alunos do Ensino Médio realizam as provas do PASSE UFMS
Na manhã deste domingo, 10, mais de 13,5 mil candidatos acordaram cedo para realizar as provas do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) UFMS. O processo seletivo é destinado para alunos do Ensino Médio, com provas anuais aplicadas em três etapas. Ao todo, 10,5 mil vagas são ofertadas para o ingresso na Universidade em 2024 e, destas, 20% são destinadas ao PASSE.
O pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, explica que os conteúdos de cada prova são referentes ao ano letivo cursado pelo aluno. “O PASSE é uma estratégia diferenciada da UFMS, o nosso público-alvo está no Ensino Médio. A avaliação seriada permite com que o estudante seja avaliado ao longo desses três anos. Isso propicia a eles um conteúdo menor e facilita a entrada na Universidade”, pontua.
O pró-reitor enfatiza o recorde de mais de 44 mil inscritos nos processos seletivos deste ano, considerando o Vestibular e as três etapas do PASSE. “A cada ano que passa, as expectativas são superadas. Isso nos deixa muito contentes, pois mostra o comprometimento da UFMS com a sociedade e a confiança que esses jovens têm em querer estudar aqui”, ressalta.
Conforme dados da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura, que organiza o processo seletivo, 6,3 mil candidatos realizaram a 1ª etapa do PASSE, 4,7 mil compareceram para a 2ª etapa e 2,4 mil fizeram a prova da 3ª fase. Ao todo, a abstenção foi de 7,9%. As provas foram aplicadas nos municípios onde a UFMS possui câmpus: Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Campo Grande, Corumbá, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas, e em Dourados.
Em todas as fases, a prova é composta por 60 questões de múltipla escolha. Somente no último ano, os candidatos realizam a redação e optam pelo curso desejado. Neste ano, a redação teve como tema A exclusão do idoso no/do mundo digital.
“A prova em si foi super tranquila, realmente tinha o conteúdo que a gente aprende na terceiro ano, seguiram bem o conteúdo. Mas o tema da redação foi bem surpreendente, não era isso que eu estava esperando. Mas mesmo assim, achei tranquilo de elaborar”, relata a candidata Maria Fernanda Moura.
Um sonho em três etapas
Acompanhada de toda a família, Maria Júlia Lemes chegou cedo para realizar a primeira etapa do PASSE. A estudante afirma que a prova em etapas pode facilitar sua entrada na Universidade. “Como é seriada, posso testar meu conhecimento ao final de cada ano letivo. Isso facilita tanto meu estudo quanto ali na hora da aplicação da prova. É uma grande oportunidade que a gente tem para entrar na UFMS”, ressalta.
A mãe de Maria Júlia, Aparecida Lemes, afirma que quis acompanhar a filha para apoiá-la neste momento. “Nossa presença aqui é para dar um apoio, uma força moral e psicológica para o sonho dela ser realizado. É uma felicidade estar aqui na Universidade torcendo por ela”, diz.
A estudante Beatriz Mendes realizou a 1ª etapa do processo seletivo e explica que, por meio do PASSE, pretende entrar para o curso de Pedagogia. “Como a nota é somada a cada ano, acredito que fica mais fácil de entrar, dá para lidar melhor com a ansiedade. Estudei mais nos últimos meses, mas nos próximos anos quero estar mais preparada”, afirma.
Nilma Adriano veio até a Universidade acompanhar a filha Ana Júlia, que também faz a prova pela primeira vez. “É muita emoção para uma mãe porque a gente sonha com esse momento. Ela está bem ansiosa, mas vai dar tudo certo”. Nilma conta que é estudante da UFMS e que deve colar grau na próxima semana. “Estou finalizando licenciatura em Educação do Campo. E, provavelmente daqui a 3 anos minha filha vai estar entrando na área da educação também. É uma grande oportunidade e um sonho para a gente”, conclui.