Mato Grosso do Sul recebe investimentos em leilão de transmissão de energia - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul recebe investimentos em leilão de transmissão de energia

Linha de transmissão e Subestação de energia que contempla Mato Grosso do Sul integra um dos lotes do Leilão de Transmissão da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, que acontece nesta quinta-feira (30 de junho), as 10 horas (horário de Brasília), na sede da Bolsa de Valores de São Paulo. Representando o governador Reinaldo Azambuja, a secretária Especial de Parcerias estratégicas, Eliane Detoni, acompanhará a realização do certame.

Ao todo 13 lotes de linhas de transmissão de energia serão concedidos por meio de leilão, com a disputa dos lances pelo valor de Receita Anual Permitida (RAP). As empresas que obtiverem a concessão ficarão responsáveis por construir, operar e manter as linhas, que somam um total de 5.425 quilômetros e uma capacidade de 6.180 mega-volt-ampères (MVA).

O Governo Federal estima investimentos da ordem de R$ 15,3 bilhões e geração de 31.419 empregos diretos distribuídos entre os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

O lote 11, referente a Mato Grosso do Sul, compreende 291 quilômetros de extensão e potência de 300 MVA de energia. A empresa vencedora terá 48 meses de prazo para implantação e operação da rede de transmissão de energia elétrica, além de 30 anos de concessão dos serviços públicos, que totalizam R$ 499.220.723,11 em investimentos.

A rede de transmissão interligará o sistema elétrico entre os municípios de Chapadão do Sul, Paraíso das Águas e Campo Grande.

“Ao término das obras será feita a conexão da Rede do Sistema Interligado Nacional com a rede de distribuição da Energisa no município de Paraíso das Águas, assim como permitirá a conexão da pequena central hidrelétrica de Fundãozinho (22MW), situada em Chapadão do Sul”, explica Eliane Detoni, secretária especial do Escritório de Parcerias Estratégicas, vinculado à Secretaria de Governo e Gestão Estratégica do Governo do Estado.

Além de fortalecer o próprio Sistema Nacional de Energia, nova linha de transmissão e Subestação de Mato Grosso do Sul melhora a conexão das redes regionais, possibilitando mais estabilidade e qualidade da energia elétrica que abastece empresas e residências no Estado.

Com esta nova Subestação e reforço de linhas de transmissão teremos o fortalecimento e ampliação da rede e da melhoria técnica no fornecimento de energia.

“Os investimentos são um excelente ganho para as estratégias governamentais, pois garantem suprimento importante para o futuro e também aquecem diretamente a nossa economia” afirma Eliane Detoni.

Serviço: O Leilão de Transmissão da Aneel ocorre nesta quinta (30 de junho), às 10 horas (horário de Brasília), na sede da Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

Botão Voltar ao topo