Mato Grosso do Sul tem destinos turísticos para quem quer folia, aventura ou descanso no carnaval - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul tem destinos turísticos para quem quer folia, aventura ou descanso no carnaval

Ainda dá tempo de se programar para um dos feriados mais esperados pelos brasileiros: o carnaval. E Mato Grosso do Sul tem opção de destinos turísticos para todos os gostos e tudo aqui, pertinho de casa.

Os dois principais destinos de Mato Grosso do Sul e que também estão entre os destinos de turismo de natureza mais procurados do mundo, Pantanal e Bonito/Serra da Bodoquena, recebem aqueles foliões que gostam de aventura, descanso e muita conexão com a natureza.

A região de Bonito/Serra da Bodoquena está preparada para receber os amantes do ecoturismo durante o carnaval ou depois dele. Lá você pode flutuar em águas incrivelmente cristalinas, conhecer cavernas encantadoras e dolinas cheias de pássaros, praticar esportes de aventura e tomar banhos de cachoeira revigorantes.

Já o Pantanal oferece confortáveis hotéis fazenda, pesca esportiva, safári fotográfico e passeios de contemplação da fauna e de toda a natureza deslumbrante. Vale também apreciar a gastronomia pantaneira e conhecer regiões surpreendentes como a Serra do Amolar.

Mato Grosso do Sul tem ainda a região Cerrado Pantanal, com suas inscrições rupestres, trilhas e contemplação nos parques naturais de Alcinópolis e atividades de aventura em Costa Rica, como tirolesa, trilhas e cachoeiras.

Folia carnavalesca

E na capital do Pantanal acontece um dos principais carnavais da região Centro-Oeste. Em Corumbá tem concurso de marchinhas, escolha da Corte de Momo, bailes infantis, roda de samba, cordões e blocos carnavalescos, além dos tradicionais desfiles de Escolas de Samba. A festa contou apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Cultura.

A folia também estará presente em Campo Grande, que também contou com apoio do Governo do Estado. Na Capital vai ter bloquinhos de rua que vão se apresentar na Esplanada Ferroviária e em vários locais da cidade, além de desfile de Escolas de Samba na Passarela do Samba (Praça do Papa). E, para quem quer só curtir a natureza, nos arredores da cidade também tem muita trilha, rios e cachoeira. Fale com seu agente de viagens para saber mais sobre os destinos turísticos do MS.

Outras cidades de Mato Grosso do Sul como Bataguassu, Nioaque, Paranaíba, Piraputanga, Porto Murtinho e Três Lagoas também anunciaram programação carnavalesca com matinês, concursos de Rainha e Rei Momo, bandas que animarão a festa com muito samba, as tradicionais músicas de carnaval e até música sertaneja.

O diretor-presidente da Fundtur MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, fala sobre a expectativa para o Carnaval no Estado. “Acredito que teremos um ótimo fluxo de sul-mato-grossenses circulando pelos nossos destinos. Esperamos que a folia esteja aliada à preservação da natureza e à tranquilidade, com segurança e respeito”, finaliza.

Biossegurança

As festas de carnaval retornam após quase três anos de pandemia da Covid-19, mas o coronavírus ainda está em circulação. Por isso, as medidas de biossegurança ainda são recomendadas, assim como manter em dia o esquema vacinal contra a doença.

Proteção à Criança e ao Adolescente

A FundturMS, que agora é ligada à Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), faz parte do Grupo de Trabalho Carnaval 2023, que construiu a campanha “Alegria, Cuidado e Proteção” a fim de chamar atenção da sociedade sul-mato-grossense para o cuidado com crianças e adolescentes no período carnavalesco.

Entre as ações está o desenvolvimento de comunicação e ações preventivas e sensibilização do setor de bares, restaurantes e similares para a proibição de venda ou oferta de bebida alcoólica para menores de 18 anos. A campanha também pretende orientar e sensibilizar o setor hoteleiro, agências de viagens e empresas de transporte para não violar os direitos de crianças e adolescentes.

Botão Voltar ao topo