Meio Ambiente de Três Lagoas divulga programação de ações durante semana para comemoração do Dia Mundial da Água - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

Meio Ambiente de Três Lagoas divulga programação de ações durante semana para comemoração do Dia Mundial da Água

Dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água e, para conscientizar as novas gerações sobre a preservação desse bem tão valioso para a sobrevivência do planeta, o setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) organizou diversas ações durante esta semana.

Ontem (20), houve o plantio de árvores na Escola Municipal São Carlos pelo projeto Escola Mais Verde, em que serão os alunos os responsáveis pela irrigação e o cuidado diário com as mudas.

Hoje (21), haverá palestras para as crianças do CRASE Coração de Mãe e o Projeto CRE de Três Lagoas, com apresentação química de tratamento de água pelo técnico da Sanesul.

Amanhã quarta-feira (22) é a vez das crianças e adolescentes dos Serviços de Convivências e Fortalecimento de Vínculos SCFV Pelotão Mirim e Patrulha Florestinha conhecer o laboratório de análise da água na UFMS, manhã e tarde.

Na quinta-feira (23), a SEMEA e Sanesul realizam palestra de educação ambiental também no CRASE Coração de Mãe. Para encerrar, o laboratório de água da UFMS recebe a visita de 60 adolescentes participantes do Projeto Candeias.

O secretário de Meio Ambiente e Agronegócio, Mauro De Grandi, destaca que com estas ações a SEMEA tenta despertar a preocupação das futuras gerações com as questões de preservação ambiental.

“Nosso objetivo é mostrar a realidade atual do nosso meio ambiente e as causas drásticas que o planeta passará caso haja a escassez de água. A intenção é tornar essas crianças e jovens mais participativos e multiplicadores do cuidado e preservação”, concluiu.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU em 22 de março de 1992 e visa à conscientização da população a respeito dessa substância, que é essencial para a vida no planeta.

“Veja a seguir alguns trechos dessa declaração:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2 – A água é a seiva do nosso planeta;

3 – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4 – O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5 – A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6 – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7 – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;

8 – A utilização da água implica respeito à lei;

9 – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10 – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.”

Botão Voltar ao topo