Milhões de ucranianos ficam sem eletricidade sob as primeiras nevascas do inverno - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
DestaqueMundo

Milhões de ucranianos ficam sem eletricidade sob as primeiras nevascas do inverno

O bombardeio russo danificou “quase metade” da rede elétrica da Ucrânia desde outubro e deixou milhões de pessoas sem eletricidade na chegada do inverno, disseram autoridades em Kiev.

Os primeiros flocos de neve estão caindo em território ucraniano e as temperaturas estão atingindo -10°C em algumas áreas, enquanto parte da população ucraniana não tem eletricidade, devido aos contínuos ataques russos à infra-estrutura elétrica. Isto faz crescer o medo de um inverno rigoroso.

“Quase metade de nosso sistema energético está fora de serviço”, disse o primeiro-ministro ucraniano Denys Chmygal em uma entrevista coletiva em Kiev na sexta-feira com o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis.

Para lidar com a situação, Chmygal pediu “apoio adicional” da União Europeia (UE) para “a compra de volumes adicionais de gás”.

A Rússia tem bombardeado a infra-estrutura energética da Ucrânia desde outubro e o Ministério da Defesa russo disse que todos os alvos, tanto militares como de energia, foram destruídos.

Os últimos ataques aconteceram na quinta-feira e coincidiram com a primeira nevasca. As autoridades advertiram sobre os dias “difíceis” pela frente e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que mais de dez milhões de usuários estavam sem eletricidade.

Botão Voltar ao topo