Muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste com chuva forte - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Sem categoria

Muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste com chuva forte

O predomínio de ar quente úmido sobre o Brasil e a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera forma muitas áreas de instabilidade sobre o país, que provocam fortes pancadas de chuva. Nuvens carregadas crescem em quase todos os estados brasileiros. 

Uma baixa pressão atmosférica se intensifica sobre a Região Sudeste, aumentando a chance de temporais e de chuva volumosa. 

A zona de convergência intertropical (ZCIT) aumenta a instabilidade em parte do Norte e do Nordeste do Brasil

Uma massa de ar quente ainda mantém as temperaturas acima do normal no Rio Grande do Sul.

Previsão do tempo para 21/01/2023 -sábado


Região Sul

O calor continua intenso no Rio Grande do Sul. Ontem, a temperatura chegou aos 40,5°C em Quaraí ontem e o calor de 40°C deve se repetir hoje. Porto Alegre deve ser a capital mais quente do Brasil neste sábado.

O sol aparece forte em toda a Região Sul e a temperatura sobe rapidamente. Algumas nuvens com o calor e há previsão de pancadas de chuva e raios à tarde e à noite em todos os estados. Pode chover forte no Rio Grande do Sul. Só não deve chover no litoral central e norte do Rio Grande do Sul e no litoral sul de Santa Catarina. 


Região Sudeste

Áreas de instabilidade se intensificam sobre a Região Sudeste e quase toda a Região fica em alerta ou em atenção para a chuva forte e volumosa.

O norte de Minas Gerais, região próxima da Bahia, tem sol e pancadas de chuva a partir da tarde, Nas demais áreas de Minas, no Rio De Janeiro e no Espírito Santo, as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora. Em São Paulo, o risco de chuva forte é para o norte do estado. Mas a região do Vale do Paraíba, do litoral norte, de Campinas e de São Paulo ficam em atenção para chuva forte.

Há risco de raios e de chuva forte em todos os estados do Sudeste.O ar fica abafado e faz calor.


Região Centro-Oeste

O ar quente e  úmido predomina sobre a Região Centro-Oeste do país e muitas nuvens carregadas crescem sobre a Região. Há condições para pancadas de chuva com raios em todos os estados. 

Os períodos com o sol são maiores em Mato Grosso do Sul e não deve chover no oeste do estado. As demais áreas de Mato Grosso do Sul e o. Mato Grosso têm sol e pancadas de chuva à tarde e à noite. Goiás e Distrito Federal passam um dia com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva a qualquer hora. O risco de chuva forte é maior sobre Goiás, Distrito Federal e no norte  de Mato Grosso do Sul.


Região Nordeste

Áreas de instabilidade crescem também sobre quase toda a Região Nordeste do Brasil. Há condições para pancadas de chuva em quase toda a Região.

O tempo deve ficar seco, com sol e sem chuva no nordeste da Bahia, em Sergipe, no interior de Alagoas, no Agreste de Pernambuco e no interior da Paraíba.  No sul e leste da Bahia, o sábado é com muito sol e chuva passageira. No restante do Nordeste, ocorrem períodos com sol e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Para o Maranhão, Piauí, Ceará, sertão do Pernambuco, para o oeste da Bahia e para o Vale do São Francisco, a previsão é de pancadas de chuva e período com sol

Região Norte

Grandes áreas de instabilidade continuam espalhadas sobre o Norte do Brasi. Toda quase toda a Região tem muita nebulosidade, períodos com Sol e pancadas de chuva com raios. Essas pancadas de chuva podem acontecer a qualquer hora do dia e há risco de chuva forte para quase todas as áreas da Região Norte. O maior risco de temporais é para áreas do Amazonas, Pará e Amapá.


Alertas meteorológicos para  21/01/2023 -sábado


Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória, Campo Grande, Goiânia, Brasília, Teresina, São Luís, Belém, Macapá, Manaus ,Rio Branco e Porto Velho.


Alerta para temporais no oeste do Rio Grande do Sul, no norte de São Paulo, em todo o estado do Rio de Janeiro, em todo o Espírito Santo, em todas as regiões de Minas Gerais, em Goiás, no Distrito Federal, no nordeste de Mato Grosso do Sul, no sudoeste/oeste da Bahia, no centro-oeste e norte do Pará, no centro-leste do Amazonas e no Amapá


Atenção para a chuva moderada forte, com raios e fortes rajadas de vento no interior do Rio Grande do Sul, no centro e oeste de Santa Catarina, no centro -leste de São Paulo, no Vale do Paraíba e no litoral norte paulista, no norte de Minas Gerais, em Mato Grosso (exceto na fronteira com a Bolívia), no centro e norte de Mato Grosso do Sul, no noroeste da BA e sudeste da Bahia, no Ceará (exceto no sul do estado), no Piauí, no Maranhão, no Tocantins, no centro, leste e sul do Pará, em Roraima, no centro, oeste e sul do Amazonas, em Rondônia (exceto na fronteira com a Bolívia

Atenção para chuva moderada no Ceará

Botão Voltar ao topo