Mutirão de Limpeza retira aproximadamente 300 Kg de lixo da Cascalheira - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

Mutirão de Limpeza retira aproximadamente 300 Kg de lixo da Cascalheira

No último domingo (06), a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) por meio do setor de Educação Ambiental encerrou as ações da Semana “Lixo Zero”, realizando um super mutirão de limpeza na Cascalheira.

A ação teve a participação dos integrantes grupos Reviva, Aventureiros da Cascalheira, Longão e Confraria de Remo, reunindo aproximadamente 100 voluntários no objetivo de recolher todo o lixo despejado no local.

Conforme a coordenadora de Educação Ambiental, Eliana Queiroz, a Cascalheira é uma reserva ambiental onde não deveria ser encontrado nenhum tipo de lixo ou resíduo reciclável, porém a ação recolheu aproximadamente 300kg de lixo do local. Em toda a ação na Semana “LIXO ZERO” foram de 500 Kg de resíduos retirados.

“A equipe da SEMEA e os voluntários percorreram toda a extensão do entorno da área frequentada da Cascalheira, tanto por terra, quanto por água, sendo que a Confraria de Remo utilizou caiaques para retirar o lixo de dentro do rio. Foi muito produtivo e gratificante sentir a animação e o carinho que este pessoal tem com o nosso meio ambiente e tanto lutam pela preservação”, destacou.

A SEMEA distribuiu camisetas e luvas para os participantes e preparou mesa de frutas e cereais.

PROGRAMAÇÃO

Foram 6 dias de ações, que iniciaram no dia 24 de outubro, com mutirão de limpeza na Segunda Lagoa com alunos da Escola Municipal “Ramez Tebet”. No dia seguinte, foi a vez dos estudantes do curso de biologia da UFMS recolher o lixo descartado na Área de Preservação Ambiental “APA Jupiá”, juntamente com técnicos e a equipe de Educação Ambiental da SEMEA.

No dia 26, a equipe de Educação Ambiental, setor de Gestão de Resíduos – SEMEA e os parceiros do setor de Endemias – Saúde, Cooperativa Arara Azul e Financial Ambiental percorreram o bairro Vila Alegre para divulgar o sistema de Coleta Seletiva do Município e entregar os sacos verdes.

Nos dias 27 e 31, foram realizadas palestras para servidores da Secretaria Municipal de Saúde e diretores/coordenadores das Unidades da Rede Municipal de Ensino (REME) sobre o acondicionamento correto de lixo e a separação de resíduos inservíveis.

Ao total foram mais de 100 sacos de lixo de 100 litros de resíduos recolhidos nesses 6 dias.

FORMANDO CIDADÃOS CONSCIENTES

O secretário de Meio Ambiente, Mauro De Grandi, considerou a ação como positiva e destacou a importância de multiplicar os valores de preservação para as novas gerações.

“Muito do que nós sabemos hoje, aprendemos e colocamos em prática desde a infância. Ter esse diálogo com as escolas e professores e despertar a preocupação com o meio ambiente nas crianças é como plantar uma semente que dará frutos futuramente. Se colocarmos em prática os conhecimentos adquiridos sobre a preservação ambiental teremos um mundo mais sustentável para as próximas gerações”, concluiu.

Botão Voltar ao topo