Neste dia da história, 7 de dezembro de 1941, o ataque a Pearl Harbor mata 2.403 americanos e lança os EUA na Segunda Guerra Mundial - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
DestaqueMundo

Neste dia da história, 7 de dezembro de 1941, o ataque a Pearl Harbor mata 2.403 americanos e lança os EUA na Segunda Guerra Mundial

A América respondeu com força esmagadora que aniquilou o Japão Imperial, as máquinas de guerra alemãs nazistas em menos de quatro anos

O Japão Imperial lançou um devastador ataque surpresa na manhã de domingo contra a Marinha dos EUA e outros ativos militares em Pearl Harbor, despertando um “gigante adormecido” e empurrando uma América enfurecida para a Segunda Guerra Mundial , neste dia da história, 7 de dezembro de 1941.

“Por quase duas horas, o poder de fogo japonês choveu sobre navios e militares americanos”, relata o Museu Nacional da Segunda Guerra Mundial. 

O ataque selvagem de aviões de guerra transportados por porta-aviões afundou ou danificou 21 navios de guerra dos EUA – incluindo o USS Arizona e o USS Oklahoma – destruiu ou danificou 347 aeronaves e matou 2.403 americanos. 

“Ontem, 7 de dezembro de 1941, data que viverá na infâmia, os Estados Unidos da América foram repentina e deliberadamente atacados pelas forças navais e aéreas do Império do Japão “, anunciou o presidente Franklin D. Roosevelt com determinada indignação o seguinte dia, enquanto pedia ao Congresso uma declaração de guerra. 

“Não importa quanto tempo levemos para superar essa invasão premeditada, o povo americano em seu justo poder vencerá a vitória absoluta.”

Esse “poder justo” do povo americano se manifestou na mais notável mobilização militar, industrial, logística e espiritual da história da humanidade — levando à libertação de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.

“Por quase duas horas, o poder de fogo japonês choveu sobre navios e militares americanos.”

O Império do Japão e a Alemanha Nazista, também do Eixo, haviam conquistado no final de 1941 grande parte da Ásia, Europa e Norte da África – muitas vezes com uma facilidade assustadora. 

O ataque a Pearl Harbor foi apenas a ponta de lança de uma ofensiva japonesa muito mais ampla e ambiciosa no Oceano Pacífico, iniciada em 7 de dezembro.  

Roosevelt deu a notícia devastadora em seu discurso de emergência em 8 de dezembro. 

O presidente Franklin D. Roosevelt é retratado durante os momentos dramáticos antes da sessão conjunta do Congresso, em 8 de dezembro de 1941, quando pediu ao Congresso que declarasse guerra contra o Japão por seu "ataque covarde e não provocado". À direita está seu filho, James Roosevelt. Ao fundo estão o vice-presidente Henry A. Wallace (à esquerda) e o presidente da Câmara, Sam Rayburn. Tanto o Senado quanto a Câmara atenderam ao pedido de FDR quase imediatamente. 

O presidente Franklin D. Roosevelt é retratado durante os momentos dramáticos antes da sessão conjunta do Congresso, em 8 de dezembro de 1941, quando pediu ao Congresso que declarasse guerra contra o Japão por seu “ataque covarde e não provocado”. À direita está seu filho, James Roosevelt. Ao fundo estão o vice-presidente Henry A. Wallace (à esquerda) e o presidente da Câmara, Sam Rayburn. Tanto o Senado quanto a Câmara atenderam ao pedido de FDR quase imediatamente.  (Foto de Bettmann Archive/Getty Images)

“Ontem o governo japonês também lançou um ataque contra a Malásia. Ontem à noite as forças japonesas atacaram Hong Kong: Ontem à noite as forças japonesas atacaram Guam. Ontem à noite as forças japonesas atacaram as ilhas Filipinas. Ilha do Meio.”

“Em poucos dias”, observa o Museu Nacional da Segunda Guerra Mundial, “os japoneses dominavam o Pacífico”.

O Japão já ocupava grande parte da China há vários anos.

O chanceler alemão Adolf Hitler, cheio de dois anos de suas próprias vitórias, declarou guerra aos Estados Unidos precipitadamente em 11 de dezembro. Sua declaração deu aos EUA justificativa para entrar na guerra europeia também. 

O ataque a Pearl Harbor provou ser o maior erro de cálculo da história militar.

Mas tanto o Japão quanto a Alemanha pareciam invencíveis. Os Estados Unidos pareciam lamentavelmente mal preparados para entrar em um conflito global em vastas extensões de oceanos. 

O futuro da civilização parecia sem esperança. 

No entanto, em quatro anos, graças ao “poder justo” da América, tanto o Japão Imperial quanto a Alemanha nazista estavam em ruínas fumegantes, sua capacidade de travar uma guerra destruída, suas terras conquistadas recuperadas e centenas de milhões de pessoas libertadas da dominação. 

Os Estados Unidos então lideraram o esforço para reconstruir ambas as nações em grandes economias mundiais com lideranças democráticas estáveis.

Um jornal de Michigan datado de 8 de dezembro de 1941 é exibido no Havaí na quinta-feira, 20 de dezembro de 2012. O título do jornal é o ataque japonês a Pearl Harbor. 

Um jornal de Michigan datado de 8 de dezembro de 1941 é exibido no Havaí na quinta-feira, 20 de dezembro de 2012. O título do jornal é o ataque japonês a Pearl Harbor.  (Fotógrafo: Jim Clash/Bloomberg via Getty Images)

A forma do mundo futuro começou a mudar no meio do ataque a Pearl Harbor. Marinheiros, soldados e aviadores americanos superaram o choque do ataque repentino e rapidamente começaram a revidar.

Quinze marinheiros e um fuzileiro naval ganharam a Medalha de Honra por ações heróicas apenas naquele dia. 

Entre eles estavam o contra-almirante Isaac Kidd, que morreu comandando a defesa da ponte do USS Arizona, o primeiro oficial de bandeira dos EUA morto em qualquer guerra; Capitão Mervyn Bennion, que permaneceu no comando do USS West Virginia, salvando o navio apesar dos ferimentos mortais; e o chefe Boatswain Edwin Hill, cujo notável heroísmo libertou o USS Nevada enquanto estava sob ataque. 

“Durante o auge dos bombardeios e bombardeios, o chefe Boatswain Hill conduziu seus homens dos detalhes de manuseio de linha do USS Nevada até o cais”, diz sua citação da Medalha de Honra. 

O USS Arizona Memorial por volta de 1987 em Honolulu, Havaí. 

O USS Arizona Memorial por volta de 1987 em Honolulu, Havaí.  (Foto de PL Gould/IMAGES/Getty Images)

O Nevada agora era capaz de zarpar. Mas Hill não havia terminado. 

Ele pulou na água e nadou de volta para seu navio para continuar a luta. 

“Mais tarde, enquanto estava no castelo de proa, tentando soltar as âncoras, ele foi lançado ao mar e morto pela explosão de várias bombas”, observam as citações do MOH.

O Nevada foi o único encouraçado a zarpar naquela manhã. Ela passou a prestar serviço distinto na guerra. 

O USS Nevada ajudou a liderar a invasão do Dia D na Europa em 1944 e os ataques finais às ilhas japonesas no verão de 1945. 

O Japão esperava paralisar o povo americano em 7 de dezembro de 1941.

O USS West Virginia também sobreviveu ao ataque a Pearl Harbor, mas com a perda de 106 marinheiros.

Ela navegou triunfalmente para a Baía de Tóquio menos de quatro anos depois, para testemunhar a rendição do Japão e o fim da Segunda Guerra Mundial em 2 de setembro de 1945.

O Japão esperava surpreender o povo americano em dócil em 7 de dezembro de 1941, quando seu exército e sua marinha rapidamente conquistaram territórios na Ásia e no Oceano Pacífico. 

Em vez disso, o ataque a Pearl Harbor forjou a determinação do povo americano e provou ser o maior erro de cálculo da história militar.

Fonte Fox News

Botão Voltar ao topo