“Nós sempre sonhamos com uma sociedade socialista”, diz Dilma - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Política

“Nós sempre sonhamos com uma sociedade socialista”, diz Dilma

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) admitiu que sempre sonhou com a superação do modelo capitalista e com a implementação do socialismo. A declaração da ex-chefe do Executivo foi feita durante uma entrevista concedida ao jornalista Bruno Altman, do portal Opera Mundi, na última quarta-feira (8).

– Sempre sonhamos com isso [a superação do capitalismo e a construção de uma sociedade socialista]. Talvez, essa seja a nossa utopia. Uma outra sociedade. Sem a menor dúvida, não queremos as sociedades socialistas históricas, que surgiram depois de 1917 [ano em que houve a Revolução Russa] – disse Dilma.

Na sequência, a petista afirmou também que a China seria um exemplo de socialismo a ser observado, mas ressaltou que ainda não existiu na história uma experiência socialista que conseguisse ser bem-sucedida.

– Precisamos ver se, de fato, os chineses conseguirão um processo de transformação que acompanhe os aspectos sociais, econômicos, culturais e democráticos – destacou.

Dilma ainda defendeu que a sociedade socialista seja pensada de uma forma que “respeite o meio ambiente” para que a “relação com a natureza que não seja igual à atual, que eleva a temperatura, emite gases de efeito estufa e cria pandemias e doenças”.

– Talvez, estejamos em um momento histórico especial, em que se amadureceram mais ainda as condições para que pensemos a respeito de uma outra sociedade – completou.

Botão Voltar ao topo