Ar frio de origem polar: Nova onda de frio vai provocar frio intenso e geada em Mato Grosso do Sul - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
DestaqueMato Grosso do Sul

Ar frio de origem polar: Nova onda de frio vai provocar frio intenso e geada em Mato Grosso do Sul

Depois de vários dias de tempo firme em Mato Grosso do Sul, a previsão já indica mudanças no tempo para esta semana. Este sistema é extenso, semelhante ao do fim de junho. O ar polar que acompanha esta frente fria vai derrubar as temperaturas do Sul até o Norte do Brasil.

Na quinta-feira, além deste sistema, uma nova frente fria associada ao ciclone vai se formar e avançar pelo centro-sul do Brasil. Este sistema espalha chuva sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul e oeste de Mato Grosso do Sul e extremo sul de São Paulo.

Ar frio de origem polar

As temperaturas já começam a cair no Sul do Brasil com a entrada da frente fria, na quinta-feira(15). Mas é ao longo da segunda quinzena do mês de julho que a temperatura cai de forma mais acentuada.

Em Mato Grosso do Sul, a queda é prevista já na sexta-feira em muitos municípios, mas é ao longo do fim de semana que o ar polar entra sobre essas regiões.

Previsão para segunda-feira

Antes das mudanças no tempo, o sol segue predominando e a umidade relativa do ar continua baixa em toda a região Centro-Oeste neste início de semana. Em Mato Grosso do Sul a segunda-feira (12) será de tempo firme, com temperaturas elevadas e tempo seco. 

Durante a tarde os níveis de umidade do ar podem atingir níveis críticos em torno de 20%. Nestas condições a recomendação é tomar bastante água para manter a hidratação e a imunidade. O tempo seco também pede atenção para os riscos de incêndios florestais. 

Dia com grande amplitude térmica, com mínima prevista de 10°C para a madrugada, e máxima de até 35°C na região pantaneira. 

Em Três Lagoas a segunda-feira terá predomínio de sol, com névoa seca durante a tarde. Temperaturas com variação entre 17°C a 30°C, e umidade do ar pode chegar aos 20% no período da tarde, segundo o Inmet. 

Botão Voltar ao topo