O VALE DAS SOMBRAS POR ALGUM OLHAR - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Marco William Siketo Lacerda

O VALE DAS SOMBRAS POR ALGUM OLHAR

Para muitos filósofos do sofrimento, nada é mais importante para o enriquecimento da alma, ou mesmo do ser humano, do que o seu próprio nome diz, o sofrimento, assistido, vivido, assimilado, absorvido. O homem enquanto isso, passa a descobrir os sentidos, os segredos e a própria felicidade em estado puro e inconcebível sob outras óticas ou razões circunstanciais.

O trecho abaixo não é de nenhum filósofo, também nâo se alicerça em qualquer base filosófica, é apenas um texto de quem aparentemente pode através de alguma necessidade, prover alguns encontros com seu íntimo. Algum ou outro momento diante da quase inalcançável alma. Já me disseram que isso é uma exposição desnecessária; eu realmente nunca conseguirei enxergar dessa forma.

“No começo é muito difícil, nada faz sentido. A pobreza de nossa percepção, enfurece ao invés de nos encaminhar ao sentido correto, um lado qualquer, também é em qualquer dimensão.

O controle temporal já não existe mais, a questão se verticaliza, na escuridão, nada nos seria confiável, até pelo fato de não existir mais, qualquer senso de confiança. Sem absolutamente nada para se escorar, tudo o que poderia haver consigo, já se esgotou.

A escuridão assusta, não é breve, e promove dor imensurável. No vale das sombras não há nada, apenas eu ou você, como uma pessoa sem visão, cega, buscando tatear uma parede que sua mão não alcança. Não lhe é possível fazer muita coisa, mas existe uma que talvez seja a melhor e única opção, e então decide-se aquietar-se. A dor, o medo, a ira, a culpa, só aumentaram.

O vale te sugou. Ao ser puxado pela sucção, não existe mais o que fazer. Afinal, quem é que tem coragem para enfrentar esse vale, ninguém. Você ou eu já tínhamos lutado muito para nunca passar perto, sequer.

O íntimo, o vale, ou nossa alma, está na nossa frente, à toda nossa volta, e a dor que já era insuportável, teve vazão para aumentar.

É incrível. Nada pode ser mais transformador do que isso, inquietante, extremamente doloroso, mas faz parte da experiência humana.

Conhecer-se na mais difusa, inabilitada e profunda escuridão, pode ser motivo de inveja, caso entendam o quê estou dizendo. Mas neste ponto, de localização desconhecida, a inveja jamais sobressai, é apenas uma sombra sem qualquer potencial de reflexo naquela total falta de luz.

Ali, você e você mesmo, o quê se nota é de se observar no escuro, pois a única ferramenta à disposição está na nossa mente, para que se possibilite acender um minúsculo feixe de luz.

Ao que parece nunca se viu tanta dor e desespero. Mas nos vimos, nos encontramos com o nosso íntimo, e nossa alma, numa profundeza em que se fora arremessado, e não pelo fato de se ter coragem, mas pela janela da necessidade; e naquele vale, ainda tivemos força para acender uma luz. Pois é!

Talvez, nada possa ser medido, pois é extraordinário.

A necessidade tem seus motivos. Não existe medidor de tempo. Você é o seu tempo, eu sou o meu; cada ser humano tem o seu tempo, cada um é o seu. Cada etapa, ou percepção, é a de cada um.

Experimentar esse encontro, só se torna inteligível, ao passo que se permite perceber como custou e o quanto custou essa edificação. Ao notar que a partir dali, as coisas mudaram, já é relevante, mas não basta perceber, agora é necessário esforço gigantesco para promover as mudanças necessárias.

Nenhuma reforma íntima requer coragem, requer muito mais, necessidade. Se isso surge, é uma grande chance de traduzir a dor em felicidade.

A coragem é isso o que vem depois, traduz-se em comprometimento pela necessária e agora inteligível mudança e sua busca incansável.”

Por: Marco William Corrêa Siketo Lacerda, 38, Advogado OAB/MS 22.641, (Especializando) Pós-Graduando em Direito Digital e Proteção de Dados pela EBRADI – Escola Brasileira de Direito; Fez Extensão em Proteção de Dados também na EBRADI; (Especializando) Pós-graduando Stricto Sensu em Direito Digital e Compliance, pela Dámasio Educacional; é Membro do iLan – Instituto Liberal da Alta Noroeste, com Sede em Araçatuba, São Paulo; é Detetive/Investigador Particular Profissional (Logos Detetive Particular), e é Credenciado para exercer a Profissão pela Academia de Detetives Hórus de São Paulo, Capital; é Profissional Sommelier de Cervejas pelo ICB – Instituto da Cerveja Brasil com Chancela da ABS-SP – Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo, Capital; Recentemente (julho/2021) passou a escrever para o Site www.bolsaoemdestaque.org de Três Lagoas, MS.

Botão Voltar ao topo