“Operação Cupido” percorre restaurantes mais procurados pelos casais no Dia dos Namorados em Três Lagoas - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

“Operação Cupido” percorre restaurantes mais procurados pelos casais no Dia dos Namorados em Três Lagoas

Os casais apaixonados geralmente procuram um bom restaurante para celebrar o Dia dos Namorados e reforçar os votos de amor eterno todos os anos.

Este ramo geralmente dobra o faturamento e as vendas no dia 12 de junho e, pensando na segurança dos consumidores, os fiscais do Programa de Defesa de Consumidor de Três Lagoas – PROCON TL – colocaram em prática a “Operação Cupido” nestes estabelecimentos.

Visando proteger o direito do consumidor, os fiscais estão percorrendo os restaurantes do Município para orientar os proprietários sobre regras do Código de Defesa do Consumidor.

A ação iniciou no dia 29 de maio e, de acordo com a fiscal Tatiana Sá, a fiscalização é apenas orientativa, devendo os restaurantes estarem em acordo com CDC para que o consumidor não se sinta lesado.

“Inicialmente estamos focando no dia dos Namorados, mas estas regras são válidas para o movimento diário. Não estamos autuando, pois são visitas de orientação e cobrando o máximo de transparência na precificação de serviços, produtos e formas de pagamento”, explicou.

As orientações estão relacionadas a:
• Preço (todos produtos e serviços tem q ter precificação)
• Cardápio digital (a empresa precisa manter um cardápio físico, pois nem todo consumidor está adaptado à modernidade)
• Exposição da informação de cobrança e valor do couver artístico.
• O consumidor precisa saber que a cobrança dos 10% dos garçons é opcional
• Taxa de desperdício: não pode ser cobrada, prática abusiva
• Ter disponível o Código de Defesa do Consumidor, e adesivo
• Informar quando “não aceita cheques” ou outras formas de pagamento

Até o momento, a Operação Cupido visitou 25 restaurantes. A previsão é que até amanhã, quarta-feira (07), a equipe conclua as visitas e as orientações nos estabelecimentos mais procurados para a data.

Botão Voltar ao topo