Otan dá início a maior exercício militar desde a Guerra Fria - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
DestaqueMundo

Otan dá início a maior exercício militar desde a Guerra Fria

Uma grande operação militar da Otan está em andamento, envolvendo cerca de 90.000 soldados de vários países aliados, incluindo os Estados Unidos. O exercício, chamado de “Steadfast Defender 2024”, vai durar até maio e tem como objetivo testar a capacidade de resposta da aliança a uma possível agressão russa.

A Otan mobilizou mais de 50 navios de guerra, entre eles porta-aviões e destróieres, além de mais de 80 aeronaves, entre caças, helicópteros e drones. Também participam do exercício mais de mil veículos terrestres, como tanques e blindados.

O “Steadfast Defender 2024” é o maior exercício da Otan desde o fim da Guerra Fria e visa colocar em prática os planos regionais da aliança, que foram elaborados recentemente para definir como a Otan reagiria a um ataque russo. A Rússia não foi citada nominalmente pela Otan, mas é considerada a principal ameaça à segurança dos membros da aliança, segundo seu documento estratégico.

O exercício acontece em um momento crítico, depois que a Rússia invadiu a Ucrânia e iniciou o conflito mais sangrento na Europa em mais de 70 anos. A Rússia criticou o exercício da Otan e disse que ele representa um “retorno irreversível” da aliança à lógica da Guerra Fria. O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Alexander Grushko, fez essa declaração à agência de notícias estatal RIA no domingo.

Botão Voltar ao topo