Período de chuvas exige atenção especial no combate ao Aedes aegypti - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Sem categoria

Período de chuvas exige atenção especial no combate ao Aedes aegypti

O verão, iniciado, traz as chuvas e com elas a preocupação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya. Neste período, o alerta é para os cuidados que a população deve ter no combate aos criadouros do mosquito.

Para isso, é importante que os cidadãos façam limpeza frequente em suas casas, não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas, caixas d’água ou outros recipientes que possam permitir a reprodução do mosquito. Manter lixeiras bem tampadas, ralos limpos e com aplicação de tela, e usar lonas esticadas para cobrir materiais de construção são outros cuidados para evitar o acúmulo de água.

“Na maioria das vezes, a transmissão é no domicílio porque o mosquito tem uma maior atividade no começo da manhã e final da tarde. Então, esses são os momentos das famílias estarem normalmente nas suas residências, principalmente nos finais de semana”, explicou o professor de epidemiologia da Universidade de Brasília (UnB), Walter Ramalho.

Sintomas das doenças

Os sintomas de dengue, chikungunya ou Zika são semelhantes e incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.

É importante que, ao surgirem os primeiros sintomas, o cidadão procure orientação médica em uma unidade de saúde. O tratamento é indicado pelo profissional de saúde de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente.

Botão Voltar ao topo