Pesquisadores identificam cachorros-vinagres, espécie ameaçada de extinção, no Parque do Pombo - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

Pesquisadores identificam cachorros-vinagres, espécie ameaçada de extinção, no Parque do Pombo

Recentemente, a equipe do Instituto Tatu Canastra, que desenvolve um importante trabalho de pesquisa no Parque Municipal do Pombo, fez um registro raro na reserva.

As câmeras de monitoramento instaladas estrategicamente em toda extensão das matas capturaram as imagens de dois cachorros vinagres do mato.

Considerado um animal em extinção, o Cachorro-vinagre é “primo” de lobos-guarás na família dos canídeos, que inclui também cachorros-do-mato e raposas-do-campo. Entre os parentes, é considerada uma das espécies mais raras do Brasil e está ameaçada de extinção.

Segundo dados do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (ICMBio), a população dessa espécie no Cerrado tem uma probabilidade de 100% de estar extinta em 100 anos. As principais ameaças a esses canídeos são o desmatamento, os atropelamentos, a caça de suas presas (como a paca) e a infecção por doenças como raiva e sarna, transmitidas por animais domésticos.

A dificuldade de contato com ele resulta em grandes lacunas no conhecimento de sua distribuição geográfica e de seus hábitos.

O trabalho dos pesquisadores conta com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio da Prefeitura de Três Lagoas.

Botão Voltar ao topo