Pessoas que tomaram a 1ª dose da Coronavac há mais de 20 dias devem procurar as Unidades de Saúde para receber a 2ª, reforça SMS - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

Pessoas que tomaram a 1ª dose da Coronavac há mais de 20 dias devem procurar as Unidades de Saúde para receber a 2ª, reforça SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas ressalta a importância das pessoas que se vacinaram com a 1ª dose da Coronavac há mais de 20 dias procurar as unidades de saúde para receber a 2ª e, assim, garantir a imunização contra o Coronavírus.

Apesar das doses estarem disponíveis há duas semanas em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), há uma baixa procura pela segunda dose, o que é preocupante, segundo a secretária de Saúde Elaine Fúrio. “Para garantir a imunização satisfatória, prevista pelo laboratório, é necessário que as pessoas que receberam a primeira dose da Coronavac, tomem a segunda”, comentou.

QUANDO POSSO TOMAR?

Existe uma orientação dos órgãos de saúde referente ao tempo de aplicação entre uma vacina e outra. A coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja, orienta que o cidadão deve esperar 14 dias entre as doses contra COVID e H1N1, por exemplo.

“Para que cada vacina tenha eficácia no organismo do ser humano, é necessário respeitar o prazo de 14 dias entre uma aplicação e outra, caso contrário, pode não surtir efeitos”, explicou Humberta.

No caso das vacinas CORONAVAC, a pessoa pode ser vacinada contra a gripe entre ou após as duas aplicações, mas deve esperar o prazo de 14 dias entre as doses.

Humberta orienta que, “a pessoa que for à Unidade de Saúde deve informar a data da última vacina tomada (CORONAVIRUS OU INFLUENZA) e agendar a data da próxima dose”, concluiu.

Botão Voltar ao topo