PF realiza operação em combate a comercialização ilegal de Botox para harmonização facial em clínicas odontológicas em Mato Grosso do Sul
A Polícia Federal (PF) realizou ontem(16) uma operação em duas cidades do sul do Mato Grosso do Sul, Naviraí e Mundo Novo, com o objetivo de desmantelar um esquema criminoso envolvendo a compra e venda de toxinas botulínicas provenientes do Paraguai, usadas em procedimentos estéticos de harmonização orofacial em clínicas odontológicas.
Denominada Operação Bellus Fictus, a ação se estendeu também aos municípios paranaenses de Guaíra e Santa Helena, tendo sido cumpridos ao todo sete mandados de busca e apreensão emitidos pela Justiça Federal.
A escolha do nome em latim, Bellus Fictus, que significa “beleza fictícia”, foi feita devido ao fato de as vítimas acreditarem que estavam recebendo produtos certificados nos procedimentos estéticos, quando, na realidade, a origem desses produtos era desconhecida até mesmo pelos revendedores paraguaios.
Silvânia Silvestre, presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO-MS), afirmou que estará acompanhando o caso e fez um importante alerta.
“É fundamental que as pessoas que buscam esses tratamentos não se deixem levar apenas pelos preços mais baixos. Muitas vezes, elas pensam que estão economizando, mas na verdade estão correndo riscos. Profissionais que oferecem esses tratamentos por valores muito abaixo podem estar utilizando produtos contrabandeados, sem registro na Anvisa. É um procedimento de saúde e, por isso, é preciso ter cuidado, verificar se a empresa e o profissional possuem registro adequado.”
Com informações do G1