PMA de Três Lagoas prende e autua pescador que pescava em local proibido na região do vertedouro da hidrelétrica de Jupiá e apreende pescado e petrechos ilegais de pesca - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Polícia

PMA de Três Lagoas prende e autua pescador que pescava em local proibido na região do vertedouro da hidrelétrica de Jupiá e apreende pescado e petrechos ilegais de pesca

Campo Grande (MS) – Por razão de segurança e especialmente por ser local de junção de cardumes, é crime a pesca a menos de 1.000 metros a montante e a jusante de barragens de empreendimentos hidrelétricos e  menos de 1.500 metros a montante e a jusante de mecanismos de transposição de peixes, porém, infelizmente, pela facilidade de captura, alguns pescadores insistem em pescar nesses locais, colocando em risco os cardumes e sua própria vida, pois se houver a abertura de uma comporta não há tempo de reação para escapar da tromba de água.

Uma equipe de Policiais Militares Ambientais de Três Lagoas, que trabalha na operação Divisas Integradas VI – Campo Seguro, realizava fiscalização no rio Paraná e prendeu ontem (25), um pescador por pesca predatória. O infrator, de 53 anos, residente em Três Lagoas, pescava nas proximidades do vertedouro da barragem da usina de Jupiá, local proibido para a pesca, naquele município, na região de divisa com o estado de São Paulo.

O infrator iniciava a pescaria ilegal e havia capturado apenas dois exemplares de peixes, pesando 1 kg, que foram apreendidos, juntamente com o petrecho de pesca. Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante por crime de pesca predatória em local proibido e saiu para responder em liberdade depois de pagar fiança de R$ 1.280,00. Se condenado pelo crime, poderá pegar pena de um a três anos de detenção. O infrator também foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 720,00.

Petrechos ilegais de pesca

Durante os trabalhos, a equipe também retirou do rio, duas redes de pesca, medindo 100 metros. Os Policiais não localizaram os infratores que haviam armado as redes de pesca. Cerca de 7 kg de peixes que estavam presos aos petrechos ilegais foram soltos.

Botão Voltar ao topo