População mundial chega a 8 bilhões, diz ONU - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
DestaqueMundo

População mundial chega a 8 bilhões, diz ONU

NAÇÕES UNIDAS, 15 de novembro. /TASS/. A população global atingiu 8 bilhões, disse o serviço de imprensa da ONU na terça-feira, citando cálculos da World Population Prospect 2022.

“O Dia Mundial da População deste ano cai durante um ano marcante, quando antecipamos o nascimento do oitavo bilionésimo habitante da Terra. Esta é uma ocasião para celebrar nossa diversidade, reconhecer nossa humanidade comum e se maravilhar com os avanços na saúde que prolongaram a vida e dramaticamente reduziram as taxas de mortalidade materna e infantil”, disse o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres.

“É um marco importante para a humanidade”, disse Natalia Kanem, diretora executiva do Fundo de População da ONU (UNFPA), a repórteres.

Segundo a ONU, a população global levou 12 anos para aumentar em 1 bilhão. A marca de 9 bilhões está projetada para ser alcançada até 2037.

O UNFPA disse em comunicado que, embora a população global “deva atingir um pico de cerca de 10,4 bilhões de pessoas durante a década de 2080 e permanecer nesse nível até 2100”, “o ritmo de crescimento está desacelerando”. Dois terços da população mundial, de acordo com o UNFPA, vivem em áreas de baixa fertilidade, e a maior parte do crescimento populacional global está ocorrendo nos países mais pobres, particularmente nos estados da África Subsaariana.

O UNFPA observou que, à medida que a população mundial atinge a marca de 8 bilhões, a comunidade global deve observar que “a alta fertilidade sustentada e o rápido crescimento populacional apresentam desafios para a realização do desenvolvimento sustentável”. De acordo com o fundo, é importante tomar medidas para “tirar recursos” em programas adequados de apoio à população para tornar o mundo um lugar mais seguro, sustentável e inclusivo.

Botão Voltar ao topo