Por que você matar moscas é tão difícil? Cientistas explicam - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Entretenimento

Por que você matar moscas é tão difícil? Cientistas explicam

Quantas vezes você já tentou matar uma mosca e não conseguiu? A agilidade destes insetos é surpreendente, mas, até então, os cientistas não tinham evidências muito claras que poderiam justificar a velocidade desses desagradáveis insetos.

Velocidade da visão das moscas é o motivo pelo qual elas voam tão rápido e conseguem escapar com tanta agilidade de seus algozes

Os pesquisadores da Universidade de Galway, na Irlanda, descobriram que as moscas-varejeiras são capazes de captar movimentos a uma frequência de 300 hertz (Hz), que permite medir intervalos de tempo em radiações e rotações. Através dela, cientistas conseguiram demonstrar um pouco da agilidade destes insetos na hora de enxergar movimentos e antecipar sua trajetória.

Entre os animais vertebrados, como nós, a taxa mais alta está nos pássaros do tipo papa-moscas-preto (e o nome justifica a habilidade), que vê a 146 Hz. Os seres humanos, por exemplo, enxergam a 65 Hz, ou seja, são bem mais lentos que os vertebrados mais ágeis e que as próprias moscas. Cachorros, por exemplo, conseguem enxergar a 75 Hz.

A medida foi obtida através de um exame oftalmológico chamado eletrorretinograma, que é capaz de medir a velocidade de movimento ocular de diversos animais.

“Ter uma visão rápida ajuda uma espécie a perceber mudanças de maneira mais ágil no ambiente. Essa percepção detalhada é muito útil se você se mover rapidamente ou precisar identificar a trajetória de uma presa em movimento”, explica Kevin Healy, da Universidade de Galway, em comunicado.

Agora, da próxima vez que você passar a vergonha tentando matar uma mosca, pode se consolar ao pensar que elas enxergam a 300 Hz. Ou também pode comprar um bom spray inseticida que, provavelmente, será mais eficaz na hora de acabar com os insetos na sua residência.

Botão Voltar ao topo