Preparem os casacos: Chuva e ventos fortes e até granizo podem ocorrer em Mato Grosso do Sul - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Mato Grosso do Sul

Preparem os casacos: Chuva e ventos fortes e até granizo podem ocorrer em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul está em alerta para chuvas e ventos fortes, entre esta quarta-feira hoje(09) e quinta-feira (10). Há possibilidade até de queda de granizo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.  

O alerta teve início às 11h11 desta quarta-feira (9) e dura até 24 horas depois. Há risco de corte de energia elétrica, alagamentos e estragos em plantações. 

Nas regiões onde os eventos podem acontecer, a orientação do Instituto é: 

‘’Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)’’. 

As regiões de MS mais suscetíveis aos fenômenos são o sul E sudoeste, Pantanal e centro-norte do Estado. 

Previsão de Amanhã 10/06 Três Lagoas – MS – Chuvoso durante o dia e à noite. Temperatura Temperatura mínima20°Temperatura máxima25°

INTENSA MASSA DE AR FRIO E SECO AVANÇARÁ SOBRE GRANDE PARTE DO BRASIL A PARTIR DE QUINTA-FEIRA (DIA 10/06)

A partir da próxima quinta-feira (dia 10/06), após o rápido deslocamento de uma nova frente fria pela Região Sul do país, uma intensa massa de ar frio, de origem polar, irá avançar sobre toda a região e também por parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e sul da Região Norte. Esse evento será o 3º episódio de Friagem do ano e, muito provavelmente, o mais intenso até então.

As Figuras 1a e 1b, ilustram as previsões das variações de pressão atmosférica ao nível médio do mar (1a) e de temperatura ar (1b). Nota-se que, a pressão se elevará a partir da noite do dia 10/06, provocando assim o declínio das temperaturas máximas, especialmente no oeste da Região Sul e no Mato Grosso do Sul.

No próximo final de semana (dias 12 e 13/06), o ar frio avançará ainda mais e as temperaturas continuarão baixas na Região Sul, onde há inclusive previsão de temperaturas negativas nas áreas de maior altitude e de formação de geada já ao amanhecer do sábado (12). As temperaturas sofrerão declínio significativo no restante da regiões Centro-Oeste, Sudeste e no sul da Região Norte (Acre, Rondônia e sul do Amazonas) a partir do sábado (dia 12/06). Ao amanhecer do domingo, há possibilidade de formação de geada no sul do Mato Grosso do Sul e na Serra da Mantiqueira entre São Paulo e Minas Gerais.

Instituto Nacional de Meteorologia – INMET

Botão Voltar ao topo