Programa Voluntariar da Suzano já beneficiou cerca 2 mil pessoas em Três Lagoas e região - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Celulose

Programa Voluntariar da Suzano já beneficiou cerca 2 mil pessoas em Três Lagoas e região

Programa já colaborou para transformar a vida de mais de 16 mil pessoas em 33 municípios em que a Suzano está presente

No mês em que é celebrado o Dia Internacional do Voluntário, 5 de dezembro, o Programa Voluntariar da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, comemora o resultado de cercar de 2 mil pessoas beneficiadas por ações de voluntários(as) da empresa em Três Lagoas e região desde 2019, quando a iniciativa foi implantada em Mato Grosso do Sul.

Nesses três anos, mais de 440 colaboradores e colaboradoras da empresa estiveram envolvidos em uma ou mais das cinco iniciativas desenvolvidas pela empresa. Entre elas, Programa Formare, Suzano na Escola, Voluntariar em Ação, Contribuindo para o Futuro e Campanha de doação de sangue-  Amigos da Vida, entre outras ações sociais.

“Estamos falando de pessoas que de alguma forma foram impactas positivamente pelo nosso time e para um voluntário ou voluntária, não há nada mais gratificante do que saber que, de alguma forma, estamos colaborando para fazer a diferença. Na Suzano, temos um direcionador que diz que ‘só é bom nós se for bom para o mundo’ e contribuir para a transformação social que acreditamos ser possível é colaborar para a construção de um futuro melhor para todos e todas”, destaca Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano.

Somente em 2022, de janeiro até o momento, mais de 220 colaboradores(as) da empresa atuaram como voluntários(as) por meio do Voluntariar, beneficiando cerca de 600 pessoas. Entre as ações desenvolvidas no ano, a coordenadora destaca a Campanha Amigos(as) da Vida, para doação de sangue; Ação social em parceria com a área de Saúde de Qualidade de Vida da empresa, que arrecadou mais de duas toneladas de alimentos para instituições beneficentes, e Voluntariar em Ação (movimento para incentivar os colabordores a serem protagonistas desenvolvendo ações voluntárias nas áreas de atuação da Suzano), em que colaboradores(as) ministraram palestras e compartilharam informações sobre gestão, marketing, entre outros temas para nove ONGs (Organizações Não Governamentais) e OSCs (Organizações da Sociedade Civil).

“Ser voluntário é encontrar em mim diariamente o sentido da vida, contribuir com o próximo sendo em conhecimentos e/ou melhorando o dia de alguém. Sou muito grato em ter dentro de mim esse coração voluntário e grato por aprender com cada pessoa, vida e história. Ser voluntário é ser amor e juntos(as) platarmos o futuro!” afima Douglas Ferreira, analista de Desenvolvimento Social e voluntário na Unidade de Três Lagoas.

Programa Formare

Além das iniciativas já citadas, em Três Lagoas, também está em andamento o Programa Formare, promovido em parceria com a Fundação Iochpe, para a formação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social, que já está na sua segunda turma em Três Lagoas, com 74% dos alunos da primeira turma absorvidos pela própria companhia.

Entre eles, está a jovem Michely Syang Arias, que  mesmo antes da conclusão do curso, comemorou a contratação na empresa para o cargo de Auxiliar de Produção – Pátio de Madeira. “Durante todo o curso, os voluntários buscaram nos motivar e trazer cada vez mais conhecimento para os alunos. Digo que tem uma Michely antes e depois do Formare. Mudou tudo na minha vida. Fui chamada nos últimos dias, quando estava triste pois o curso estava acabando. Foi uma alegria imensa receber essa notícia, poder compartilhar com a minha família e meus colegas”, conta Michely.

Nacional

Além de Mato Grosso do Sul, o Programa Voluntariar atua em 13 estados brasileiros em que a Suzano está presente e já beneficiou mais de 16 mil pessoas de 41 regiões. Ao todo, são mais de 2,1 mil voluntários(as) empenhados(as) nas iniciativas, somando mais de 13,7 mil horas de trabalho voluntário de colaboradores engajados com os compromissos para Renovar a Vida.

O Dia Internacional do Voluntário foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de conscientizar e incentivar a participação de mais pessoas e de promover diversas ações voluntárias ao redor do mundo no dia 5 de dezembro.

Sobre a Suzano

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse:www.suzano.com.br

Botão Voltar ao topo