Projeto que proíbe uso de ‘todes’ em MS é aprovado e segue para 2ª discussão na Alems - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Política

Projeto que proíbe uso de ‘todes’ em MS é aprovado e segue para 2ª discussão na Alems

Nesta quarta-feira (3), deputados estaduais de Mato Grosso do Sul aprovaram a proibição do uso de ‘todes’ ou ‘todxs’ no Estado. O projeto de lei nº 212/ 2021 segue para segunda discussão na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

O projeto de autoria do deputado Márcio Fernandes (MDB) recebeu 20 votos favoráveis e 2 contrários. A proposta visa coibir a flexão de gênero na língua portuguesa, como uso de palavras neutras ‘todes’ e ‘todxs’.

Votaram contra o projeto os deputados Amarildo Cruz (PT) e Pedro Kemp (PT). “Nós não temos competência para legislar sob a língua portuguesa”, afirmou Kemp.

O deputado disse ainda que “nenhuma lei vai impedir que a língua continue a sofrer variações ao longo do tempo”. Para Kemp, a proposta “tenta engessar a variação da língua”.

Entre os favoráveis, o deputado Evander Vendramini (PP), disse que se pudesse “votava 10 vezes sim”. Já Herculano Borges (Solidariedade) considera o projeto como uma “forma de proteção à língua portuguesa”.

“Precisamos aprovar rápido o projeto”, destacou João Henrique Catan (PL). O deputado Marçal Filho (PSDB) disse que teve dúvidas sobre o projeto, pois acredita que “devemos deixar nossa língua livre, mas com licença poética e não como culta”.

Assim, considera que “as modificações feitas protegem nossa língua culta, o mérito do projeto não vejo inconstitucionalidade e não tem problema de ordem formal”.

Botão Voltar ao topo