Rally dos Sertões começa essa semana com trajeto pelo Mato Grosso do Sul - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Mato Grosso do Sul

Rally dos Sertões começa essa semana com trajeto pelo Mato Grosso do Sul

Com início neste sábado (27), o Rally dos Sertões irá passar pelo Mato Grosso do Sul, com chegada no autódromo de Campo Grande prevista para o dia 29 de agosto.

Neste ano, além de comemorar 30 anos de existência, a competição se tornou o maior rally do mundo, que irá percorrer 7.216 quilômetros, partindo de Foz do Iguaçu (PR) com destino a Salinópolis (PA), sendo assim o roteiro mais longo da história que passará por oito estados das cinco regiões do país – pela ordem, Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte, atravessando os cinco principais biomas do Brasil: Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado, Caatinga e Amazônia.

O Sertões irá  promover a Ilha do Bananal (TO), revisitar os Cânions do Viana (PI); e passar por trilhas inéditas do deserto do Jalapão (TO), além da largada das Cataratas, uma das maravilhas mundiais da natureza.  

Mato Grosso do Sul apresenta a primeira equipe a disputar o esporte na categoria Aventura, a equipe Pantaneira, que conta as horas para a largada.

O Coordenador da Expedição Aventura, Renato Perotti, convida a todos que estiverem em Campo Grande para irem ao autódromo no dia 29 de agosto para se encontrar com o rally, e informa que é gratuito.

“A história dos rallys é interagir com as cidades, porém, durante a pandemia, por questão de saúde, o rally aconteceu, mas em bolhas, não houve essa interação interestadual. A parte social foi feita, que é levar cabines de telemedicina por onde passou, contribuindo com soluções para a Covid-19, mas sem contato com outros estados”, disse Perotti.

Renato explicou ao Correio do Estado o trajeto do rally ao entrar no estado. “Iremos entrar por Bataguassu, passar pelas fazendas até Campo Grande, onde iremos dormir. No dia 30 sairemos para o município de Costa Rica e iremos seguir para Barra do Garça (MT). Antes da competição começar, toda a equipe técnica do rally cruza o Brasil e conversa com as pessoas das cidades e explica o que pode trazer de bom para toda a comunidade. É o único grande evento que vai para as comunidades pequenas”.

O rally é dividido em duas categorias, a de velocidade, que disputa a prova, e a de Aventura, onde não há a velocidade, mas sim a experiência de experimentar o Brasil. “Diferente dos de velocidade que passam muito rápido pelos lugares e não conseguem interagir com a turma, nós, da Aventura conhecemos o Brasil, a culinária, as pessoas, o turismo, conhecemos o País e temos tempo para mostrá-lo a quem nos acompanha. “

Serão 15 dias onde o Sertões irá andar cerca de 500 a 700 quilômetros diários por estradas de terra e pretende descobrir locais que poucas pessoas conhecem. “Por exemplo, 20 anos atrás ninguém falava do Deserto do Jalapão, e o Rally dos Sertões promoveu o lugar. Há quatro anos fomos aos Cânions do Viana, no Piauí, e hoje é uma atração turística, e a cidade de Bom Jesus mudou completamente. Em 2018 tivemos a oportunidade de apresentar um Pantanal diferente, que as pessoas não conheciam, onde é possível se aventurar no 4×4”, explicou.

O navegador Davi Fontoura conta que foca na parte “expedição”, porém disse que no futuro a equipe pode disputar na categoria Aventura. “Somos a única equipe do Mato Grosso do Sul e temos muita vontade dessa experiência. Não existe premiação, não é como se fosse Fórmula 1, é mais pela experiência. Quem ganhar leva um troféu e a inscrição do ano seguinte. Viramos uma grande família, a família sertões. A premiação são as amizades e descobrir um Brasil quase inexplorado.”

Alexandre Fontoura, chefe da Equipe Pantaneiros, conta mais sobre a competição. “Nossa primeira participação foi em 2019, e somos a única equipe até então a completar todo o percurso do Rally dos Sertões na íntegra, da largada a chegada.”

A equipe irá largar com 14 caminhonetes e dois caminhões de apoio. “O projeto é largamos de Foz (PN) e chegarmos em Salinópolis (PA). Nosso desejo é chegar com todos os carros lá. Será muito perrengue, 8km percorridos. Esse ano ele é o maior rally do mundo e irá durar quatorze dias. Serão sete dias seguidos, um de descando em Palmas (TO) e mais sete até chegar ao Pará.”

Fontoura explicou como irá funcionar o descanso dos competidores. “Os acampamentos onde passaremos as noites são chamados de Vilas Sertões, e traçando um pararelo com o nosso estado, o que se monta diariamente é quase a proporção de uma Expogrande, com a diferença que a exposição era montada com semanas de antecedência, e as Vilas são montadas em um dia e desmontadas em outro. São estruturas demarcadas onde cada equipe irá montar a sua e desmontar no dia seguinte.”

Fonte Correio do Estado

Botão Voltar ao topo