Retrato da Indústria: índice de confiança e intenção de investimento do setor em Mato Grosso do Sul disparam - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
DestaqueEconomia

Retrato da Indústria: índice de confiança e intenção de investimento do setor em Mato Grosso do Sul disparam

Os índices de confiança e intenção de investimento no setor industrial de Mato Grosso do Sul são os melhores dos últimos meses. É o que aponta a Sondagem Industrial, elaborada pela FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), que revela ainda crescimento ou estabilidade de produção em 84% das empresas do setor no Estado no mês de julho.

De acordo com coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da FIEMS, Ezequiel Resende, na comparação com o levantamento anterior, o resultado é 9 pontos percentuais maior. A sondagem aponta que a atividade industrial melhorou na passagem de junho para julho e reforça a perspectiva de crescimento para os próximos meses. “Quanto à utilização da capacidade instalada, 74% dos empresários industriais disseram que ela esteve igual ou acima do usual para o mês. Já a utilização média da capacidade total de produção encerrou o mês de julho em 73%”.

Radar Industrial apontam melhora dos índices de confiança e intenção de investimento

Ezequiel Resende explica que, em relação às expectativas para os próximos meses, todos os indicadores seguiram positivos. Isso aponta que os empresários do setor industrial esperam crescimento de demanda pelos produtos e, em consequência, aumento das contratações e exportações. “Com essa combinação, os índices de confiança e intenção de investimento evoluíram e alcançaram os maiores resultados dos últimos 8 e 7 meses, respectivamente”.

A amostra da sondagem industrial da FIEMS foi composta por 55 empresas, que representam 2,9% da amostra nacional e responderam no período de 1.º a 11 de agosto. Das indústrias pesquisadas, 23 são enquadradas como pequeno porte, 27 como médias, e cinco como grandes. No âmbito da amostra, são consideradas de pequeno porte aquelas empresas que têm de dez a 49 empregados. Empresas com 50 a 249 colaboradores são enquadradas como de porte médio e as que empregam acima de 250 trabalhadores são encaixadas como de grande porte.

Integram a amostra empresas dos segmentos de: produtos alimentícios, confecção de artigos do vestuário e acessórios, produtos minerais não metálicos, produtos de metal, produtos de material plástico, produtos têxteis, químicos, máquinas e equipamentos, extração de minerais não metálicos, bebidas, produtos de madeira, produtos de borracha, metalurgia, máquinas, aparelhos e materiais elétricos, biocombustíveis, móveis e produtos diversos.

Botão Voltar ao topo