Rússia ataca casas no sul da Ucrânia e diz que guerra caminha para 'escalada incontrolável'  - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Mundo

Rússia ataca casas no sul da Ucrânia e diz que guerra caminha para ‘escalada incontrolável’ 

Conflito já está no oitavo mês; inverno se aproxima na Europa e situação fica cada vez mais crítica

Sob pressão no sul da Ucrânia, a Rússia disparou mísseis e drones contra Mykolaiv, sob controle ucraniano, neste domingo (23), destruindo um bloco de apartamentos na cidade de construção naval perto do front e alertando que a guerra estava caminhando para uma “escalada incontrolável”.

Mykolaiv fica a cerca de 35 km a noroeste da linha de frente para Kherson, a região sul que é alvo de uma grande ofensiva das forças ucranianas para retomar o território que a Rússia capturou logo após a invasão de 24 de fevereiro.

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, a quem os nacionalistas russos culparam pelos reveses de Moscou na guerra, discutiu a “situação em rápida deterioração” em ligações com seus colegas franceses e turcos, disse a pasta.

Shoigu disse que a Ucrânia pode intensificar as ações com uma “bomba suja”, constituída de explosivos convencionais misturados com material radioativo, sem fornecer evidências. A Ucrânia não possui armas nucleares, enquanto a Rússia afirma que poderia proteger o território russo com seu arsenal nuclear.

Em um ataque russo convencional neste domingo, um míssil destruiu o último andar de um prédio de apartamentos em Mykolaiv, lançando estilhaços e detritos em uma praça e em prédios vizinhos. Carros foram esmagados sob os escombros, testemunhou a Reuters. Nenhuma morte foi relatada.

“Após a primeira explosão, tentei sair, mas a porta estava travada. Depois de um minuto ou dois, houve uma segunda explosão. Nossa porta explodiu no corredor”, disse Oleksandr Mezinov, 50, que foi acordado pelas explosões.

A Ucrânia derrubou 14 drones “kamikazes” russos sobre Mykolaiv durante a noite, disse o governador regional Vitaliy Kim no Telegram. Os drones são projetados para explodir com o impacto e atingiram a infraestrutura de energia da Ucrânia neste mês.

Kim disse que a Rússia também atacou com mísseis S-300, um dos quais atingiu o prédio, de cinco andares.

Intensificação de ataques

As tropas russas se retiraram de partes do front nas últimas semanas e as autoridades de ocupação estão retirando civis mais profundamente no território controlado pela Rússia antes de uma batalha esperada para Kherson, a capital regional na margem oeste do rio Dnipro. Kherson é uma porta de entrada para a Crimeia, que a Rússia anexou em 2014.

Autoridades russas instaladas em Kherson disseram que um homem foi morto e três ficaram feridos após uma explosão na cidade, segundo uma agência de notícias estatal russa. Os serviços de emergência afirmaram que um dispositivo explosivo improvisado foi detonado perto de um carro na cidade.

A Reuters não pôde verificar o ataque em Kherson ou o relatório de Kim sobre mísseis e drones.

Os avanços da Ucrânia nas últimas semanas em torno de Kherson e no nordeste do país foram recebidos com a intensificação de ataques com mísseis e drones russos à infraestrutura civil, que destruíram cerca de 40% do sistema de energia da Ucrânia antes do inverno.

A Rússia e a Ucrânia se acusaram mutuamente de planejar explodir a barragem de Nova Kakhovka, que se rompida pode inundar uma faixa do sul da Ucrânia, incluindo Kherson.

Nenhum dos lados apresentou evidências para apoiar suas alegações sobre a barragem, que fornece água para a Crimeia e a usina nuclear de Zaporizhzhia, controlada pela Rússia.

Em Kherson, as autoridades de ocupação instruíram os civis a sair, no mais recente sinal dos problemas que a Rússia está enfrentando no que Moscou chama de “operação militar especial” na Ucrânia.

“Devido à situação tensa no front, ao aumento do risco de bombardeios maciços na cidade e à ameaça de ataques terroristas, todos os civis devem deixar imediatamente a cidade e cruzar para a margem esquerda [leste] do Dnipro!”, dizia o comunicado divulgado no Telegram.

“Queremos ficar”

Milhares de civis deixaram Kherson após avisos de uma ofensiva ucraniana para recapturar a cidade.

Em Oleshky, na margem leste, a Reuters viu pessoas chegando de barco de Kherson, carregadas de caixas, bolsas e animais de estimação. Uma mulher carregava uma criança sob um braço e um cachorro sob o outro.

“Eu realmente não queria [sair], ainda estou trabalhando”, disse um morador. “Queríamos ficar aqui na região, mas agora não sabemos.”

Os militares da Ucrânia disseram que estão obtendo ganhos no sul, tomando pelo menos duas aldeias que a Rússia disse ter abandonado. A Reuters não pôde verificar os dados de forma independente.

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, disse que os ataques russos à infraestrutura de energia atingiram uma escala “muito ampla”. Ele prometeu que seus militares melhorariam um histórico já bom de derrubada de mísseis com a ajuda de seus parceiros.

Com a guerra prestes a começar seu nono mês e o inverno se avizinhando, o potencial para a miséria congelante se aproxima.

Mais de 1 milhão de pessoas ficaram sem energia, disse o assessor presidencial Kyrylo Tymoshenko. Segundo uma autoridade municipal, os ataques podem deixar Kiev sem energia nem aquecimento por dias ou semanas.

Moscou reconheceu ter como alvo a infraestrutura de energia, mas nega mirar em civis.

por Reuters

Botão Voltar ao topo