Rússia bombardeia capital Kiev e várias regiões da Ucrânia; - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
DestaqueMundo

Rússia bombardeia capital Kiev e várias regiões da Ucrânia;

A Rússia bombardeou regiões de leste a oeste da Ucrânia nesta quinta-feira (9), segundo autoridades do país. No total, sete pessoas morreram por conta dos ataques.

Esta é a principal ofensiva desde que a guerra da Ucrânia completou um ano, em 24 de fevereiro. Cidades desde o leste, na fronteira com a Rússia, até o oeste, perto da divisa com a Polônia, foram atacadas.

“Durante a noite, o inimigo executou um ataque em larga escala de mísseis contra infraestrutura crítica na Ucrânia. Disparou 81 mísseis a partir de várias. A Ucrânia destruiu 34 mísseis de cruzeiro”, afirmou o comandante das Forças Armadas, Valery Zaluzhny, em um comunicado divulgado nas redes sociais.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, denunciou o que chamou de “táticas miseráveis” russas após os bombardeios que atingiram 10 das 27 regiões da Ucrânia.

Como Moscou vem fazendo nos últimos meses, os alvos dos mísseis foram instalações de infraestrutura, especialmente usinas de energia e estações de distribuição de água. A tática é deixar cidades importantes sem energia para desestabilizar a economia ucraniana.

Mas, segundo autoridades locais, sete pessoas morreram por conta dos bombardeios – quatro em Kharkiv, no leste, e três em Lviv, a cidade próxima à fronteira com a Polônia.

Houve explosões também em Kiev, segundo o prefeito da capital, Vitali Klitschko. Segundo uma equipe do jornal “The Guardian” que está na cidade, 40% da população local está sem energia.

Odessa, no sul, também foi alvejada, e a usina nuclear de Zaporizhzhia está sem energia. Explosões foram relatadas ainda nas cidades de Dnieper, Lutsk e Rivne.

O governador de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, relatou mais de 15 ataques. Já o governador de Odesa informou ter havido danos graves em instalações de energia e também em edifícios residenciais.

Botão Voltar ao topo