Rússia, China e Irã iniciam exercícios navais trilaterais no Mar da Arábia – alto escalão

MOSCOU, 15 de março. /TASS/. Rússia, China e Irã iniciaram o exercício naval trilateral Maritime Security Belt 2023 no Mar Arábico, informou o Ministério da Defesa da Rússia na quarta-feira.
“Hoje, o exercício naval trilateral Cinturão de Segurança Marítima 2023 envolvendo as marinhas da Rússia, o Exército Popular de Libertação da China e a República Islâmica do Irã começou na área do porto de Chabahar, na República Islâmica do Irã”, disse o ministério em comunicado. .
A Marinha Russa é representada nos exercícios por um grupo naval que consiste na fragata Almirante da Frota da União Soviética Gorshkov e no navio-tanque de médio porte Kama, disse o ministério.
Na primeira fase dos exercícios, os marinheiros dos três países praticarão episódios do exercício naval trilateral em mapas para operações conjuntas no mar, receberão instruções e farão briefings táticos. A fase naval será realizada de 16 a 17 de março. Nesta etapa, as marinhas dos três países farão exercícios para montar uma força-tarefa multinacional de navios de combate, realizar manobras conjuntas e realizar disparos de artilharia diurnos e noturnos. Os marinheiros também praticarão a libertação de uma embarcação capturada, a prestação de assistência a navios em perigo e alguns outros objetivos, disse o ministério.
“O grupo naval da Frota do Norte praticará operações conjuntas com o contratorpedeiro chinês Nanjing, as fragatas Sahand e Jamaran, a corveta Bayandor e outros navios e embarcações da Marinha da República Islâmica do Irã”, diz o comunicado.
Os resultados do trabalho conjunto após a conclusão do exercício Maritime Security Belt 2023 serão resumidos em 18 de março, informou o ministério.