Rússia interrompe abastecimento de gás para a Europa - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
DestaqueMundo

Rússia interrompe abastecimento de gás para a Europa

MOSCOU, 31 de agosto. /TASS/. O fornecimento de gás russo através do gasoduto Nord Stream foi completamente interrompido, os reparos estão começando hoje na única unidade de bombeamento de gás restante na estação de compressão de Portovaya, disse a Gazprom em comunicado.

“O fornecimento via Nord Stream foi completamente interrompido, hoje está começando o trabalho preventivo programado na unidade de bombeamento de gás”, disse o comunicado.

O fluxo físico de gás através do Nord Stream no ponto de recepção em Greifswald, na Alemanha, parou completamente desde as 04:00, horário de Moscou, na quarta-feira. Os dados do operador Nord Stream, Nord Stream AG, também confirmam a queda no bombeamento de gás para zero.

Anteriormente, a Gazprom informou que o bombeamento de gás através do Nord Stream seria interrompido das 04:00 de Moscou em 31 de agosto às 04:00 de Moscou em 3 de setembro.

A suspensão das entregas é necessária para manutenção e trabalhos preventivos programados na única unidade compressora de gás que permanece em operação. Após a conclusão dos trabalhos e na ausência de avarias técnicas dos equipamentos, o fornecimento de gás será restabelecido para o nível de 33 milhões de metros cúbicos por dia, informou a Gazprom.

O gasoduto Nord Stream, que fornece gás da Rússia para a Europa, opera com cerca de 20% de sua capacidade máxima desde 27 de julho devido ao desligamento de várias turbinas a gás. Um deles, fabricado no Canadá pela Siemens Energy, foi enviado a Montreal para reparos. Devido às sanções de Ottawa contra a Rússia, o fabricante inicialmente se recusou a devolver a turbina reparada para a Alemanha, mas após inúmeros pedidos de Berlim, a empresa decidiu fazê-lo. Em 25 de julho, a Gazprom anunciou o desligamento forçado de outro motor de turbina a gás na estação de compressão de Portovaya. Consequentemente, apenas uma turbina permaneceu em operação.

Botão Voltar ao topo