Sanções da UE contra a Rússia beneficiam a China e prejudicam a Europa, diz Orban da Hungria - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Mundo

Sanções da UE contra a Rússia beneficiam a China e prejudicam a Europa, diz Orban da Hungria

O chefe do governo húngaro afirmou que as restrições anti-Rússia geralmente não atingiram seu objetivo porque não ajudaram a resolver a situação na Ucrânia

VIENA, 15 de julho. /TASS/. As sanções direcionadas à Rússia deram à China uma mão vencedora e prejudicaram a Europa, disse o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, nesta sexta-feira.

Ao falar com a estação de rádio Kossuth, o chefe do governo húngaro afirmou que as restrições anti-Rússia geralmente não atingiram seu objetivo porque não ajudaram a resolver a situação na Ucrânia. “A China está ganhando, a América não está perdendo e a Europa está sofrendo”, disse Orban, comentando as sanções que desencadearam uma crise energética na zona do euro, possibilitando à China obter mais commodities russas a preços com desconto.

Quanto à situação econômica na Europa, Orban destacou que “a política européia deu um tiro nos pulmões e não no pé, então está sufocando agora” devido à escassez de energia. “Não haverá gás em alguns países, enquanto outros países terão gás, mas será muito caro”, alertou o primeiro-ministro húngaro.

As autoridades húngaras anunciaram anteriormente planos para aumentar a produção doméstica de gás, expandir as importações de gás, impor uma proibição temporária à exportação de certos recursos energéticos, aumentar a produção de carvão e prolongar a vida útil da Central Nuclear de Paks, que foi construída com tecnologias soviéticas e opera combustível nuclear russo.

Botão Voltar ao topo