Saúde de Três Lagoas "ALERTA" população para possível surto/epidemia de Dengue e Chikungunya no verão - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

Saúde de Três Lagoas “ALERTA” população para possível surto/epidemia de Dengue e Chikungunya no verão

No acumulado dos últimos 12 meses, Mato Grosso do Sul notificou 47.321 casos de dengue, em Três Lagoas já foram contabilizados 2.014 casos, os números seguem a alta de casos registrados no país, por conta disso o Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso do Sul (SES) estão alertando as autoridades municipais da área da saúde para risco de surto/epidemia de Dengue e Chikungunya no próximo verão.

Levando em consideração o alerta, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Coordenação Municipal de Endemias tem intensificado as atividades de combate ao Aedes aegypti, além de ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de manter os cuidados no combate à doença.

AÇÕES PROMOVIDAS SMS

A SMS realiza o levantamento de Índices Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), com ações nos quarteirões onde foram encontrados focos de mosquitos, inspeção nos quintais, eliminação de criadouros, tratamento focal com larvicida e orientações a população sobre os cuidados.

Outra medida intensificada são as visitas aos pontos estratégicos (borracharias, ferros velhos, oficinas, floriculturas, etc.) com periodicidade quinzenal em parceria com a Vigilância Sanitária.

Desde o dia 06 deste mês a Prefeitura deu start no “Mutirão da Limpeza”, ação que instala caçambas nos bairros da cidade para auxiliar os moradores a juntar e descartar materiais e resíduos que possam vir a ser criadouros propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti (Dengue, Chikungunya e Zika), Flebótomo (Leishmaniose) e escorpiões.

Os servidores do setor de Endemias fazem bloqueio de casos com bomba costal motorizada e controle mecânico nos endereços dos casos notificados de Dengue e Chikungunya.

Todo pneu inservível descartado em vias públicas é recolhido pela SMS e encaminhado para a destinação adequada, o Ecoponto.

A Prefeitura em parceria com imobiliárias, corretores e a Promotoria realizam visitas aos imóveis de Três Lagoas fechados para aluguel e venda, a fim de verificar a existência de focos do mosquito.

Monitoramento de logradouros com inspeção e tratamento com biolarvicida (bueiros, boca de dragão, alagados, guias de sarjetas, galerias, cavidades de árvores) é promovido pela SMS.

A SMS também promove reuniões mensais do Comitê de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti, a reunião tem como objetivo a discussão de propostas, ações e avaliação de resultados no enfrentamento à dengue e outras doenças relacionadas ao mosquito transmissor. O Comitê é composto por representantes dos setores público, privado e da sociedade civil de Três Lagoas.

O setor de Promoção da Saúde da SMS realiza ações educativas em escolas, praças e empresas da cidade, com o intuito de conscientizar a população da importância do combate a essas doenças.

Já o setor de Entomologia promove o monitoramento de bueiros com armadilhas ovitrampas, devido a eficácia dessa ação, o Município irá apresentar os resultados alcançados com o monitoramento e outras ações realizadas pela Prefeitura de Três Lagoas no combate ao Aedes aegypti, no 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP), nos dias 13 a 16 de novembro, na cidade de Belém, no Pará.

O coordenador do setor de Endemias – Alcides Ferreira, enfatiza que o Município trabalha desenvolvendo medidas de combater a Dengue e Chikungunya em Três Lagoas, entretanto nenhuma ação será eficaz se não houver a participação efetiva da população nesta guerra contra o mosquito.

Botão Voltar ao topo