Saúde de Três Lagoas alerta que pode haver falta de medicamentos devido dificuldade de importação de matéria-prima pelos fornecedores - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

Saúde de Três Lagoas alerta que pode haver falta de medicamentos devido dificuldade de importação de matéria-prima pelos fornecedores

Diante do fato de o mercado de medicamentos ainda enfrentar algumas dificuldades em relação a importação de matérias primas, a Secretaria Municipal Saúde (SMS) alerta que antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos já estão em falta em vários municípios do país. Apesar de Três Lagoas seguir com estoque, pode haver falta futura de medicamentos na Rede Municipal de Saúde.

No município, segundo a SMS, os itens que geram mais preocupação para uma possível falta são: nimesulida comprimido, dexclorfeniramina xarope e dexametasona ampola. No entanto, Elaine Fúrio, secretária da pasta, diz que “em relação a analgésicos e antibióticos estamos relativamente tranquilos com estoque para um período considerável.”

LICITAÇÕES

Outro ponto destacado pela pasta é que, apesar de o município ter realizado recentemente licitações para a aquisição de medicamentos, não há garantias de que as distribuidoras vencedoras conseguirão cumprir com as entregas.

“Isso se deve ao fato de que dependem dos laboratórios que produzem os itens contratados. Portanto, faltas podem vir a ocorrer em decorrência destas dificuldades com as distribuidoras e pedidos de desistência dos fornecedores”, explicou Fúrio.

Além disso, outras licitações fracassaram, ou seja, onde os participantes foram desabilitados e/ou desclassificados e outras desertaram, que é quando não há comparecimento de nenhum licitante para o certame. “Os itens desses processos, no entanto, já foram incluídos para aquisição em novas licitações que ainda serão realizadas”, informou a secretária.

Botão Voltar ao topo