Três Lagoas

Saúde de Três Lagoas alerta sobre casos de hepatite aguda grave registrados em MS

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Vigilância Epidemiológica, alerta a população sobre a ocorrência recente de casos de hepatite aguda grave em crianças e adolescentes no Estado de MS. Três Lagoas ainda não contabilizando nenhum caso da doença.

Já são mais de 300 casos reportados no mundo. No Brasil, até o momento, são 41 casos suspeitos em investigação, incluindo MS.

O quadro clínico se apresenta inicialmente com dor no abdome, diarreia e vômitos, além de icterícia (pele amarelada) e ausência de febre. Nos exames laboratoriais nota-se aumento das enzimas do fígado.

Ainda não se sabe a exata causa do problema, mas a causa provável é a infecção por um vírus do tipo Adenovírus F, um vírus respiratório comum em nosso meio.

NÃO TEM RELAÇÃO COM A VACINA CONTRA COVID-19

Uma dúvida inicial era se havia relação com a vacina da COVID-19, mas essa hipótese foi descartada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As crianças que já desenvolveram o quadro, em sua maioria, não foram vacinadas.

No entanto, em algumas o vírus causador da Covid-19 também foi encontrado ou foi detectada infecção prévia pela Covid-19, e essa, segundo Vinicius, é uma das linhas atuais de pesquisa, tendo, inclusive, ganhado força nos últimos dias.

CUIDADOS INICIAIS

Como forma de proteção, é  recomendado fortemente, especialmente para crianças e adolescentes, o uso constante de máscaras faciais (principal forma de prevenção), principalmente em ambientes fechados e com grande número de pessoas, como salas de aula, por exemplo.

Além disso, medidas de higiene como lavagem de mãos, uso de álcool-gel e limpeza constante de superfícies também são recomendadas.

Por fim, a vacinação contra COVID-19 parece ser uma outra forma importante de prevenção, além da prática de permanecer em casa aqueles que estiverem gripados.

TRATAMENTO

O tratamento atual visa o alívio dos sintomas, mas muitos casos podem evoluir para quadros bastante graves. Mesmo previamente saudáveis, algumas crianças necessitaram de transplante de fígado, inclusive.

Redação

Recent Posts

Fortes chuvas atingem o Rio Grande do Sul nesta terça-feira e deixam cinco mortos

Cinco pessoas morreram em meio aos fortes temporais que atingem o Rio Grande do Sul.…

1 dia ago

Motorista é condenado a 20 anos de reclusão por atropelar e matar pedestre sob efeito de álcool em Três Lagoas

Em Três Lagoas, o Tribunal do Júri condenou o réu R. dos S.V. a 20…

1 dia ago

Polícia Militar de Brasilândia participa da operação “Cidade Livre” em ação conjunta com a Polícia Civil, contra tráfico de drogas e organização criminosa.

Nesta terça-feira (30/04) as Polícias Militares e Polícia Civil de Brasilândia, com apoio operacional da…

1 dia ago

SEINTRA informa sobre rota alternativa para o Hospital Regional devido reforma na via de acesso

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito…

1 dia ago

Empresa gera cerca de 800 empregos, já investiu R$ 45 milhões e se prepara para investir mais R$ 80 milhões em Bataguassu

Quando se fala em criação de novos postos de trabalho em Bataguassu, não se pode…

1 dia ago

Três Lagoas faturou ouro e prata no Torneio Regional de Natação

Três Lagoas foi destaque no Torneio Regional de Natação, sediado na cidade paulista de Votuporanga,…

1 dia ago