Saúde de Três Lagoas investiga casos suspeitos de sarampo - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

Saúde de Três Lagoas investiga casos suspeitos de sarampo

Foram notificados cinco casos suspeitos de sarampo neste ano em Três Lagoas, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância Epidemiológica. Os pacientes acompanhados são crianças de 01 a 09 anos de idade, que apresentaram sintomas característicos da doença.

O diagnóstico não é imediato, pois são necessários diversos exames para confirmação da doença. Na semana passada, três crianças concluíram a investigação e os exames deram negativo para o sarampo, os outros dois casos suspeitos seguem em investigação.

De acordo com dados informados pela Vigilância Epidemiológica, o último caso confirmado em Três Lagoas foi no ano de 2019. Dos cinco suspeitos, uma das crianças não foi imunizada.

DOENÇA VOLTANDO

O médico de família e comunidade da Vigilância Epidemiológica da SMS, Vinícius de Jesus Rodrigues, explica que a doença vinha sendo erradicada, porém novos casos têm aparecido nos últimos anos. “Esse aparecimento ocorre por conta da redução da vacinação contra o sarampo. Para conter o problema, é necessária imunização de pelo menos 95% da população alvo, taxa que vem caindo ano a ano”, disse.

Atualmente, em Três Lagoas, de acordo com dados da Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a cobertura da vacinação contra sarampo em crianças está em 38,65%, contabilizando que apenas 3.224 se vacinaram de uma meta de 8.484 pessoas previstas, distante do ideal e um risco para a saúde pública

O QUE É O SARAMPO?

O sarampo é uma infecção causada por vírus altamente transmissível. O contágio acontece principalmente por via respiratória, onde gotículas de saliva contendo o vírus são inaladas por pessoas que permaneçam próximas da pessoa contaminada. Portanto, o uso de máscaras é um fator protetor contra a doença.

SINTOMAS

A pessoa com suspeita de sarampo costuma apresentar febre, manchas no corpo, tosse, coriza, perda de apetite, fraqueza e às vezes conjuntivite. Dessa forma, a avaliação por um profissional de saúde é fundamental.

No momento da avaliação, devem ser informados à equipe de saúde todas as pessoas que tiveram contato com quem está com os sintomas, de forma a proceder com investigação também desses contatos.

Vinícius esclarece que assim como a COVID, o sarampo não possui medicação específica para matar o vírus, tratam-se apenas os sintomas. “Por isso, é tão importante a vacinação, que é a melhor forma de se proteger, principalmente do desenvolvimento de quadros graves. A recente baixa vacinação contra essa doença, em todo o país, tem feito surgirem novos casos e tem colocado nossas crianças em risco”, informou.

VACINAÇÃO

Lembramos que a vacina contra o sarampo está disponível em todas as unidades de saúde do Município, suas doses constam no calendário vacinal regular e é obrigatória.

O atendimento das Unidades de Saúde é de segunda a sexta-feira das 8h às 16h30, e nas Unidades de Saúde na Hora das 8h às 18h, (Santo André, Atenas, Santa Rita, Vila Haro, Paranapungá, Jardim Maristela, Vila Piloto, Interlagos, São Carlos e Vila Nova).

Botão Voltar ao topo