Saúde de Três Lagoas promove Mutirão de Teledermatologia - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

Saúde de Três Lagoas promove Mutirão de Teledermatologia

Dos dias 03 a 11 de fevereiro, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu o Mutirão de Teledermatologia em quatro Unidades de Saúde da Família (USFs) do Município visando facilitar o acesso da população ao atendimento dermatológico.

A Teledermatologia é um modelo de diagnóstico em dermatologia via internet, através do Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT), que possibilita e facilita a aproximação da Atenção Primária à Saúde e do atendimento especializado.

O mutirão foi realizado por meio de protocolos clínicos de registro fotográfico de lesões/manchas com aparelho especializado que possibilitam ao médico descrever a lesão, classificar o risco e qualificar o encaminhamento para tratamento.

Para execução dos exames os profissionais de saúde da SMS foram cadastrados e habilitados na plataforma Nacional de Telediagnóstico. O Mutirão aconteceu nas UFSs Joel Neves/ São Carlos, Interlagos e Eurides Chagas Cruz/Santa Luzia.

O atendido passa pela unidade cadastrada com o Ponto de Telediagnóstico, onde é feito o registro fotográfico, a foto é enviada juntamente com as informações clínicas do paciente, via plataforma para o núcleo especialista. Após o exame, o laudo é realizado por especialistas do Núcleo de Telessaúde de SC/UFSC em até 72 horas, devolvido a USF onde o médico fará a devolutiva com o paciente.

A secretária da SMS, Elaine Furio, informou que a teledermatologia será mantida na rotina de atendimento ofertado à população, como também serão ofertadas outras especialidades que contemplam a Telesaúde.

 “O diagnóstico em dermatologia via internet é uma ferramenta relevante para Atenção Básica, pois qualifica a fila de espera dos pacientes que necessitam deste tipo de atendimento, otimizando tempo e priorizando os casos mais urgentes”, concluiu a secretária” explicou Elaine.

Botão Voltar ao topo