Saúde realiza ação de prevenção ao câncer bucal no próximo sábado, na praça do centro de Três Lagoas - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

Saúde realiza ação de prevenção ao câncer bucal no próximo sábado, na praça do centro de Três Lagoas

No próximo sábado (20), das 7h às 11h, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da coordenação de saúde bucal e Centro de Especialidades Odontológica realizará uma ação de prevenção ao câncer bucal na Praça no Centro em Três Lagoas.

Na ocasião, haverá uma tenda com aparatologia para exame e a participação de profissionais da saúde bucal capacitados para o exame visual de possíveis lesões.  Também serão distribuídos ao público materiais informativos sobre o tema, prevenção e autoexame.

Os profissionais também estarão tirando dúvidas sobre a doença e pessoas de qualquer idade podem participar e fazer o autoexame. Contudo, o foco da campanha são adultos acima dos 40 anos, por ser a partir desta faixa etária a mais significativa para a incidência e prevalência desta patologia, conforme dados emitidos pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer).

É importante salientar que atualmente o câncer na cavidade oral está entre os 10 tipos de câncer que mais atinge a população, especialmente em Mato Grosso do Sul.

Estas patologias ainda estão vinculadas a hábitos, especialmente no uso de tabaco (cigarro), álcool, exposição à radiação solar, alimentos e bebidas quentes, doenças oportunistas, imunidade baixa, carência nutricional, certos tipos de vírus e bactérias, uso de próteses e outros artefatos (piercing, aparelhos bucais), dentes quebrados, má higiene, entre outros.

Botão Voltar ao topo