Baixo volume de chuva acende alerta para seca extrema em Mato Grosso do Sul - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
DestaqueMato Grosso do Sul

Baixo volume de chuva acende alerta para seca extrema em Mato Grosso do Sul

Segunda-feira (03) as condições do clima estimadas para Estado são de céu claro a parcialmente nublado em todo Mato Grosso do Sul.  

Portanto, o ar seco segue predominando e neste início de semana os índices de umidade relativa do ar podem variar entre 90% a 20% ao longo do dia não há previsão de chuva. 

Neste início de semana não chove em MS, exceto em Costa Rica, Paraíso das Águas e Chapadão do Sul segundo meteorologista Nathalio Abraão. 

O sol aparece entre poucas nuvens durante todo dia em Campo Grande e as temperaturas podem variar entre 22°C a 32°C.

Três Lagoas Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens, mínimo de 21ºC a 34ºmáxima.

Seca extrema em Mato Grosso do Sul

Após reunião da Sala de Crise do Pantanal, na qual foi destacado o baixo volume de chuvas nos últimos 30 dias no Estado e o indicativo de condições de seca em praticamente todos os municípios sul-mato-grossenses ao longo de 2021.

Portanto, pesquisadores evidenciaram uma baixa precipitação pluviométrica nos últimos 30 dias. Além disso, o volume de chuva nos meses de janeiro a março deste ano ficou abaixo da média histórica.

No entanto, esse conjunto de fatores acenderam o alerta de seca, e região do Bolsão pode enfrentar uma extrema seca neste ano de 2021 segundo dados do governo de MS, veja o mapa a baixo:

MS declara estado de emergência ambiental por 180 dias

O governo de Mato Grosso do Sul declarou, nesta segunda-feira(03), estado de emergência ambiental pelo prazo de 180 dias.

A medida amplia poderes às forças de segurança para agir na prevenção, combate e salvamento de vítimas de incêndios florestais e contrate ou adquira bens ou serviços em caráter emergencial. 

O plano de manejo integrado de fogo, instituído recentemente pelo Governo de Mato Grosso do Sul como uma importante ferramenta no combate aos incêndios florestais, foi criado um grupo técnico de resgate de animais.

Em 2020 o fogo consumiu cerca de 30% do território pantaneiro, o equivalente a mais de 4 milhões de hectares.

Botão Voltar ao topo