Semea, Imasul, Sanesul, Ibama e PMA investigam mortandade de peixes no Rio Sucuriú e Paraná - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

Semea, Imasul, Sanesul, Ibama e PMA investigam mortandade de peixes no Rio Sucuriú e Paraná

A Equipe de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), juntamente com a Polícia Militar Ambiental (PMA), técnicos da Sanesul e Imasul, visitaram a região próxima ao Balneário Municipal “Miguel Jorge Tabox” para verificar as denúncias de peixes mortos encontrados na região e ao logo dos Rios Sucuriú e Paraná.

Em pelo menos três locais distintos, os técnicos da Sanesul mediram o nível de oxigênio presente na água e constatou que está normal para elevado. Também há relatos de peixes mortos encontrados próximo aos municípios de Brasilândia e Bataguassu.

Na semana passada, inclusive, a SEMEA já havia recebido denúncias do mesmo gênero e, após visitar os locais indicados e constatar a mortandade, de imediato informou ao Imasul e Ibama que são responsáveis pelas questões de fiscalização de rios e licenciamento ambiental de indústrias interestaduais e de grande porte.

De início, há suspeita de que um tipo de específico de alga, que pode estar ramificada em alguns pontos dos rios citados, estar causando a desoxigenação da água e provocando o sufocamento e morte dos peixes, porém somente após análises técnicas adicionais que será possível validar essa teoria.

Para dar ainda mais atenção ao caso, os órgãos envolvidos receberão auxílio de uma técnica especialista do Imasul de Campo Grande. A profissional visitará os rios afetados nos próximos dias com apoio da PMA e SEMEA para coletar amostras de água para tentar analisar alguma alteração e determinar a área total afetada.

Botão Voltar ao topo