Senai leva a Expocanas equipamentos de tecnologia, maquinário e cursos voltados para setor sucroenergético - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Emprego

Senai leva a Expocanas equipamentos de tecnologia, maquinário e cursos voltados para setor sucroenergético

Com exposição de tecnologias e oferta de cursos, a equipe do Senai participou, nesta quarta-feira (29/03) da abertura do Expocanas, em Nova Alvorada do Sul, segunda maior área de produção de cana-de-açúcar do Brasil.

O evento foi criado com o objetivo de reunir as maiores empresas e profissionais do segmento para evidenciar o que há de mais moderno para o setor, entre insumos, máquinas e equipamentos, estudos e pesquisas, inovação e tecnologia, desde o preparo da terra até a colheita.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, destacou a importância da participação do Sistema Fiems, por meio do Senai e Sesi, para o desenvolvimento do setor sucroenergético no Mato Grosso do Sul.

“É um setor filiado à Federação das Indústrias, que tem hoje 18 indústrias em operação, gerando mais de 30 mil empregados. É um setor extremamente relevante para as ações do Sistema Fiems. Nós já vimos aqui no próprio estande do Senai serviços que vão desde a qualificação de mão de obra, que é um desafio hoje para todo o setor industrial do Estado, até o desafio da tecnologia, de adequação de todas as normas necessárias que o setor precisa. Então, o setor cresce, o setor se moderniza, mas ele precisa de tecnologia e pessoas qualificadas, e é exatamente onde o Sistema Fiems, por meio do Sesi e Senai, pode apoiar o município e o setor sucroenergético”, explicou.

O gerente de gestão e negócios do Senai, Marco Aurélio Martinez, lembrou que a programação levada até feira foi pensada com foco nas atividades industriais desenvolvidas na cidade. “Já temos trabalhado em Nova Alvorada do Sul com a parte de aprendizagem, com parceiras como a Atvos e Raízen. Agora temos a novidade do curso técnico em açúcar e álcool que vem ao encontro da necessidade do Estado. Já temos dois contêineres de sala de aulas instalados. Então, podemos atender com alta qualidade esse público. Temos toda tecnologia e capacitação do Senai para trazer e agregar a esse negócio”.

Os interessados nos cursos do Senai podem acessar o link http://bit.ly/3zfnx7c.

Potencial sucroenergético

Durante a cerimônia de abertura, o governador Eduardo Riedel, ressaltou a situação econômica confortável do Estado, com quase pleno emprego, além da importância da iniciativa privada para gerar capital para população.

“Há perspectiva de crescer mais de 800 mil hectares de cana. O mais importante não é só o volume de área, mas as oportunidades que o setor vem trazendo”, afirmou.

O Prefeito de Nova Alvorada do Sul, Paulo Paleari, destacou o potencial de crescimento da feira, após a realização da primeira edição. “O evento ficará marcado na história do município e do nosso Estado. Nós faremos de Nova Alvorada do Sul e do MS local potente e pujante.

O diretor executivo da Biosul, Érico Paredes, lembrou a importância de uma federação das indústrias forte para qualificação de mão de obra e para atingir as metas previstas para o setor sucroenergético. “MS atravessa momento ímpar de protagonismo na produção de energia renovável. Há expectativa de aumento de 50% de produção de etanol sem aumentar uso de área plantada. Somos um dos grandes setores que contribui com a política de redução de CO2”.

Botão Voltar ao topo