Simples Nacional em 2023: adesão vai até o final do mês janeiro - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
DestaqueEconomia

Simples Nacional em 2023: adesão vai até o final do mês janeiro

As empresas que querem optar pela adesão ao Simples Nacional para 2023 devem correr, pois tem até o dia 31 de janeiro para realizar essa opção e, uma vez deferida, produzirá efeitos a partir do primeiro dia do ano calendário da opção.

Antes de aderir ao Simples Nacional é necessário a eliminação de possíveis pendências que poderiam ser impeditivas para o ingresso ao regime tributário, como débitos com a Receita. A opção pode ser feita pela internet no site do Simples Nacional.

Precisando de assessoria contábil? O escritório de Contabilidade Duarte presta serviço em análises das áreas fiscais, tributária e trabalhista. Nosso principal objetivo é a plena satisfação do cliente, dentro da empresa criamos o lema “Sua credibilidade faz toda diferença“. Trabalhando com a Contabilidade Duarte, você terá tranquilidade para administrar sua vida e sua empresa.

João Carrato, 345, Três Lagoas, MS, Brasil
(67) 99335-1175
Contabilidade Duarte

Mais sobre o Simples Nacional

O atual teto de faturamento para empresas do Simples Nacional é de 4,8 milhões de reais por ano, mas com uma ressalva: o ICMS e o ISS serão cobrados separado do DAS e com todas as obrigações acessórias de uma empresa normal quando o faturamento exceder 3,6 milhões de reais acumulados nos últimos 12 meses, ficando apenas os impostos federais com recolhimento unificado.

Planejamento antes da opção

Para adesão ao Simples Nacional, é necessário o planejamento tributário, já que para muitas empresas essa opção não se mostra tão vantajosa.

Exemplo são para muitas as empresas de serviços que se encaixam no Anexo V. “Segundo estudos da Confirp, para algumas empresas essa opção não é positiva, podendo representar em aumento da carga tributária, apesar da simplificação dos trabalhos e rotinas”

A recomendação para todas as empresas buscarem o mais rápido possível por uma análise tributária. “Se a carga tributária for menor ou até mesmo igual, com certeza será muito vantajosa a opção pelo Simples, pela simplificação e facilidades que proporcionará para essas empresas”

Quem já é optante
Para as empresas que já são tributadas no Simples, o processo de manutenção é automático. Ponto importante é que neste ano as empresas com débitos tributários não serão excluídas da tributação. “A decisão pela não exclusão das empresas com débito foi atendendo uma solicitação do Sebrae. Diante ao atual cenário de pandemia e crise financeira, nada mais coerente para com as empresas”

Contudo existem fatores que podem excluir a empresa:

  • Se for constatado que durante o ano-calendário, as despesas pagas superarem a margem de 20% do valor das receitasno mesmo período, com exceção do primeiro ano de atividade;
  • Se for constatado que durante o ano-calendário, o valor investido na compra de mercadorias para a comercialização ou industrialização for superior a 80% em comparação ao faturamento do mesmo período, também com exceção do primeiro ano de atividade.
Botão Voltar ao topo