Especialistas emitem alerta sobre uma das maiores geleiras do mundo, que se derretida, deixará grande parte do mundo debaixo d’água. O futuro próximo da “Geleira do Juízo Final”, como é chamada, ainda é incerto e preocupante.
A chamada geleira Thwaites possui o mesmo tamanho do Reino Unido, e está atualmente ancorada na Antártica.
Novos estudos e varreduras subaquáticas, liderados pelo instituto British Antarctic Survey, encontraram diferentes sedimentos sob a geleira, mostraram que seu rápido recuo contínuo é uma das previsões de aumento do nível do mar.
“Esperamos que, ao mostrar a geologia detalhada e como ela se correlaciona com o atrito basal, os futuros modelos de recuo glacial tenham menor incerteza, pois os controles dos processos basais serão melhor compreendidos”, afirmou Dr. Tom Jordan, geofísico do instituto.
Segundo um comunicado da Nasa, emitido em 2019, ela está caminhando para uma “instabilidade apocalíptica” que, uma vez ultrapassada, significa que tudo pode flutuar no mar e derreter em 150 anos.
Os níveis atuais do mar estão quase 20 cm acima dos níveis pré-aquecimento global, e são responsáveis pelo aumento das inundações costeiras em todo o mundo — o que pode resultar na perda de vidas.