SMS de Três Lagoas já aplicou mais de 66 mil doses de vacinas da Covid-19
Atualmente, a SMS de Três Lagoas já aplicou 66.942 doses de vacina, sendo que dessas, 48.108 são Dose 1, 16.485 Dose 2 e 2.353 Dose Única, o que representa um percentual de vacinados (apenas 1 dose) de 40,93% e de imunizados (2 doses ou dose única) de 15,28%.
Ainda sobre doses, Três Lagoas recebeu, já contando com a remessa recebida na data de desta segunda-feira (05/07), 73.740 doses, sendo que dessas, 50.991foram destinadas para Dose 1, 18.844 para Dose 2 e 3.905 para Dose Única.
O que significa Três Lagoas ter perdido 661 doses de vacina contra a Covid-19?
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas esclarece que o termo “perda de doses”, na realidade, trata-se de doses a menos do que deveriam vir em cada frasco de vacina contra a Covid-19, fato esse percebido principalmente no início da campanha e com frasco das marcas Coronavac e alguns da Pfizer.
Desse modo, frascos que deveriam render, por exemplo os da Coronavac, 10 doses, rendiam apenas 08, ou seja, essas 02 doses faltantes entram no Sistema Mais Saúde MS, como “doses perdidas”.
Foi exatamente por isso que Secretaria Estadual de Saúde (SES), a pedido dos municípios de MS, abriu o campo “Perda de Doses”, para fazer a correção e diminuir a discrepância entre o número de doses enviadas do total de aplicadas pelas Secretarias Municipais de Saúde.
Segundo a secretária municipal de Saúde de Três Lagoas, Elaine Fúrio, “uma dose perdida não significa que o frasco quebrou ou não pode ser aplicada por erro técnico local ou outro fator humano, mas sim, pela questão de um frasco ter sido envazado na fábrica com menos doses do que o indicado pelo laboratório”.
A SES explicou que os municípios devem reportar à pasta e ao Ministério da Saúde o destino das vacinas, independe de aplicação ou perda. Além disso, enfatizou a responsabilidade de cada uma das 79 cidades de Mato Grosso do Sul de informar no sistema a perda das doses.
Porém, alguns municípios têm sistemas próprios de registros das aplicações das doses e esses ainda não contam com o campo de “Doses Perdidas”, desse modo, o sistema da SES não coleta esse dado e deixa o campo zerado. Porém, isso está sendo revisto pela pasta e deve ser corrigido em breve.
De acordo com o Sistema Mais Saúde MS, Três Lagoas teve uma perda técnica de 661 doses, ou seja, esse é o total de doses que deveriam ter vindo nos lotes enviados pelos Ministério da Saúde, por meio da SES, mas foi verificado que alguns frascos tinham doses a menos.