SMS promove nesta sexta-feira (18) Dia “D” de Combate ao Aedes aegypti - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

SMS promove nesta sexta-feira (18) Dia “D” de Combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura Municipal de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove nesta sexta-feira (18), Dia “D” de Combate ao Aedes aegypti, com diversas ações no Município.

O evento visa mobilizar a população para a realização de atividades destinadas ao enfrentamento do vetor da doença, através de ações educativas e divulgação com objetivo de conscientizar toda a população.

Desde 2010, é celebrado o Dia Nacional de Combate à Dengue, na penúltima semana de novembro. A dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus – vírus transmitido por picada de insetos, especialmente os mosquitos. O transmissor é o mosquito Aedes aegypti.

Já foram registrados até novembro deste ano 828 casos positivos de dengue em Três Lagoas, número bem abaixo dos 1.751 no mesmo período de 2021, entretanto, o coordenador do setor de endemias da SMS, Alcides Ferreira alerta que desde maio deste ano, os casos positivos da doença são maiores do que os do ano passado, ou seja, a situação é alarmante.

“Quando você analisa o número no acumulado no mesmo período dá-se a sensação de queda, mas analisando por período, nós estamos em elevação da doença desde o mês de maio, com aumento de casos positivos no mesmo período do ano passado. Essa é a nossa preocupação, corremos grande risco de surto de dengue no verão” explicou.

AÇÕES DIA D

Entre as ações promovidas no DIA D estão: blitz educativas nos semáforos e tenda informativa com os setores de Promoção da Saúde, Entomologia, Endemias e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ambos na área central e palestras educativas nas escolas e empresas do Município.

OFICINA DE MANEJO CLÍNICO DE DENGUE E CHIKUNGUNYA

Outra ação que será realizada nesta semana de conscientização acontecerá no sábado (19), na Câmara Municipal, a Oficina de Manejo Clínico de Dengue e Chikungunya” com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e equipe da Diretoria de Vigilância em Saúde do Município.

ATIVIDADES DE SALA DE ESPERA

A SMS promove também atividades alusivas ao Dia D de Combate à Dengue nas salas de espera das unidades de Saúde da Atenção Primária, nesta semana foi realizado na quarta-feira (16) e também haverá ações com os pacientes nos dias 22,23 e 25, atividades serão realizadas nas 17 unidades de Saúde, abrangendo 25 equipes de Saúde da Família.

Botão Voltar ao topo