SMS realizou capacitação para enfermeiros, médicos e farmacêuticos a respeito do “Janeiro Roxo” - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
DestaqueTrês Lagoas

SMS realizou capacitação para enfermeiros, médicos e farmacêuticos a respeito do “Janeiro Roxo”

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu uma capacitação especial em virtude do “janeiro Roxo”, mês dedicado à mobilização e combate à Hanseníase.

O evento contou com a participação do Profº Dr.  Edirlei Machado dos Santos, docente da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), como palestrante. A hanseníase, doença infecciosa e contagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, afeta nervos e pele. O “Janeiro Roxo” foi instituído pelo Ministério da Saúde em 2016, com o propósito de alertar sobre os sinais e sintomas da doença, sublinhando a importância da detecção precoce.

A capacitação realizada no Plenarinho da Câmara Municipal, nos dias 25 e 26 de janeiro, teve como público-alvo enfermeiros, médicos e farmacêuticos, totalizando 83 profissionais participantes.

O Município registrou no ano de 2022, 17 novos casos e no ano passado 07. O que se espera é que os diagnósticos sejam realizados precocemente, evitando as incapacidades da doença.

Thayse Matheus Cerzósimo, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase da SMS, destacou a relevância da capacitação para garantir que as equipes de saúde estejam aptas a realizar diagnósticos e tratamentos com segurança e autonomia, beneficiando os usuários das Unidades de Saúde da cidade.

Botão Voltar ao topo