Baixo Carbono Plano ABC+: Integração lavoura e pecuária são soluções sustentáveis para produção no campo - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Agropecuária

Baixo Carbono Plano ABC+: Integração lavoura e pecuária são soluções sustentáveis para produção no campo

O Governo Federal através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou o Plano ABC+ 2020-2030 que visa avançar em soluções sustentáveis para produção no campo.

No entanto, as estratégias foca a promoção da agricultura de baixa emissão de carbono até 2030. Para fomentar a renda do produtor rural associada ao enfrentamento da agropecuária às mudanças climática.

soluções sustentáveis para produção no campo

O ABC+ aborda a gestão integrada da propriedade rural. A AIP (Abordagem Integrada da Paisagem), mas também estimula o uso eficiente de áreas com aptidão para produção agropecuária, e a regularização ambiental e preservação estabelecida pelo Código Florestal.

O ABC+ tem objetivo de promover a recuperação e conservação da qualidade do solo nas áreas de uso agrícola, da água e da biodiversidade local, culturas regionais, expandindo o conjunto de iniciativas do Mapa para a promoção da produção agropecuária sustentável de baixo carbono.

Para esclarecer, a Tereza Cristina diz: “Temos o desafio de disseminar as práticas produtivas do ABC+ aos pequenos produtores rurais e agricultores familiares levando sustentabilidade aos quatro cantos do nosso Brasil”.

Para completar. “Reiteramos a importância do ABC+ na promoção do crescimento econômico. Afinal, os produtores rurais aderem às práticas de baixa emissão de carbono porque elas trazem eficiência e renda conciliando conservação e produtividade”.

No entanto, o governo Federal precisará levar os conceitos do plano aos pequenos produtores visando alcançar as metas previstas para trazer crescimento econômico ao setor

ABC+ promove abordagem integrada local como marco conceitual, estimulando a integração e uso eficiente dos recursos naturais com em outras palavras soluções sustentáveis para produção no campo

Depois disso, uma consulta pública nos meados de julho para que toda sociedade civil poderá participar para as metas a serem atingidas pelo ABC+ até 2030.

As práticas agrícolas com baixa emissão de carbono passarão, em dez anos, a ser adotadas em 52 milhões de hectares no Brasil. Por exemplo uma vez e meia o tamanho da Alemanha.

II Congresso Mundial de ILPF será nos dias 4 e 5 de maio

O II Congresso Mundial sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), será de forma 100% digital durante os dias 4 (terça-feira) e 5 (quarta-feira) de maio.

A pesquisadora da Embrapa Gado de Corte, Lucimara Chiari, garante que o evento será dinâmico, porém com palestras mais curtas e sem perda de conteúdo.

No Congresso serão tratados temas como desafios e oportunidades para ILPF no mundo, soluções e demandas das empresas do agronegócio, cenários e tendências da ILPF, soluções e demandas de produtores, políticas públicas, inovação entre outros.

Para apresentar e discutir os temas o Congresso contará com especialistas de vários países como dos EUA, Europa, Austrália e América Latina.

O mais importante, é a discussão com aprofundamento teórico junto com aplicações práticas sobre aspectos tecnológicos e de sustentabilidade econômica e ambiental de sistemas agrícolas consorciados

Que combinem a soluções sustentáveis para produção no campo e com uso eficiente de insumos, que são fundamentais para a segurança alimentar no futuro.

Lucimara Chiari, informa que o evento será totalmente on-line, auditório, feira de estandes, acesso aos pôsteres lembrando-se da oportunidade de se formar uma rede de relacionamento.

Resumindo, “Os sistemas de ILPF representam uma tecnologia de extrema importância no Brasil e no mundo e por esse motivo não desistimos de continuar com as ações para a realização do Congresso mesmo na pandemia”, diz Chiari.

A participação no evento será feita por meio de inscrição na página: www.wcclf2021.com.br/inscricao

Está garantido também o certificado de participação

O II Congresso Mundial de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta é uma realização do (Mapa), Embrapa, Rede ILPF, Famasul, Semagro e governo do Estado de MS.

Além disso as informações gerais sobre o evento podem ser conhecidas clicando www.wcclf2021.com.br

soluções sustentáveis para produção no campo

SERVIÇO

Temas dos painéis e palestras

link de acesso: https:www.wcclf2021.com.br/programacao

Inscrições para o II Congresso

link de acesso: www.wcclf2021.com.br/inscricao

Eliana Cezar Silveira (15.410/SSP-SP)

Embrapa Gado de Corte

Contatos para a imprensa

eliana.cezar@embrapa.br
Telefone: 67 3368-2142

Mais informações sobre o tema

Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

ilpfcongresso-mundial-de-ilpf

Botão Voltar ao topo