Suzano e Prefeitura de Ribas do Rio Pardo incentivam jovens e adultos a concluírem estudos para melhorar chances de emprego - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
DestaqueRibas do Rio Pardo

Suzano e Prefeitura de Ribas do Rio Pardo incentivam jovens e adultos a concluírem estudos para melhorar chances de emprego

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está incentivando jovens e adultos de Ribas do Rio Pardo (MS) que não concluíram os estudos a se inscreverem no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os aprovados na prova, que será aplicada pelo Governo Federal no dia 28 de agosto, receberão o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio, conforme a inscrição de cada participante.

Por meio da iniciativa, que conta com a parceria da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Suzano busca contribuir para que mais pessoas tenham condições de continuar os estudos e de entrar no mercado de trabalho formal, tornando-se aptas a disputar as vagas abertas para suas operações industriais e florestais na região. Além disso, tem como objetivo ajudar na elevação dos indicadores educacionais do município, como parte dos pilares de sua atuação social para melhoria da qualidade de vida da população local.

As inscrições para o exame estão abertas até o próximo sábado, 4 de junho, e podem ser feitas pelo link http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial. Quem não tem acesso à internet ou precisar de ajuda poderá ir até um dos seguintes locais para receber orientação na inscrição para a prova: Escola Municipal Mareide Monteiro de Lima (atendimento das 19h às 21h) e Sesi (atendimento das 8h às 17h), onde há profissionais preparados para prestar todo o auxílio necessário.

Além de apoiar nas inscrições, a Suzano vai oferecer, também com a parceria da prefeitura, um curso preparatório para a prova, 100% gratuito e sem limite de participação, para que os(as) inscritos(as) tenham mais chances de aprovação e conquistem seus certificados. As aulas serão ministradas pelo SESI entre os meses de junho e agosto. Para participar do curso, as pessoas interessadas só precisarão estar inscritas no exame e ter idade mínima de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio, completos até a data da prova.

O coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano no Mato Grosso do Sul, Israel Batista Gabriel, afirma que a conclusão do ensino básico foi identificada como demanda prioritária de investimento da empresa na área de Educação na cidade. “Ensinos fundamental ou médio completos são requisitos para participar de capacitações e se candidatar às vagas de emprego que oferecemos em Ribas do Rio Pardo. Então, nosso objetivo é auxiliar as pessoas a terminarem seus estudos e estarem aptas para aproveitar essas e outras oportunidades que estão surgindo”, explica.

O secretário municipal de Educação, Nizael Almeida, comemora a parceria. “Este ano, nós triplicamos o atendimento no Ensino de Jovens e Adultos, o EJA. Essa ação vem em boa hora e servirá para aumentarmos as chances desses alunos concluírem os estudos e, então, conseguirem melhores colocações no mercado de trabalho e melhores condições de vida”, comenta. Atualmente, três escolas do município e uma escola da rede estadual oferecem o EJA, nas áreas urbana e rural.

Dados escolares de Ribas do Rio Pardo

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Ribas do Rio Pardo, em consulta ao CadÚnico, cerca de 4 mil jovens e adultos do município não concluíram os ensinos fundamental e médio na idade adequada, conforme diretrizes do Ministério da Educação (MEC). É um número significativo, considerando que a população total é de aproximadamente 25 mil pessoas, segundo dados do Censo 2020 do IBGE.

Sobre a Suzano

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Botão Voltar ao topo